sábado, 21 de janeiro de 2012

Entenda mais sobre a obesidade...

A Obesidade é uma doença endócrino-metabólica crônica, multifatorial, caracterizada pelo excesso de massa gorda. São várias as causas da obesidade: inatividade física, predisposição genética, drogas, endócrinas, desequilíbrio energético, psicológicas, puberdade, gravidez, sendo que 30% dos casos são genéticos.

O desequilíbrio energético ocorre quando o consumo de energia é maior que o gasto de energia, a energia em excesso será depositada no nosso corpo em forma de gordura.

O índice da massa corporal (IMC) é quem define se e pessoa é obesa e o grau de obesidade.

IMC = Peso (kg)   
           Altura² (m)
25 a 29,9 - Sobrepeso
30 a 34,9 - Obesidade I
35 a 39,9 - Obesidade II
>40 - Obesidade III
(WHO, 2004) 

Os hábitos modernos de vida e o desenvolvimento da tecnologia são fatores que influenciaram para o aumento da obesidade no mundo.  O preparo da comida saudável é muito mais difícil e demorado, a vida agitada dificulta o preparo destes alimentos e nos leva a consumir os alimentos prontos e os famosos "fast food". Esta vida agitada também diminui o número de refeições diárias, o que nos leva a fazer menos refeições, porém em maiores quantidades.

A falta de atividade física, aliada aos hábitos de uma alimentação não nutritiva e muito calória, também contribui para o aumento da obesidade. Passamos horas sentados em frente da televisão e do computador, utilizamos mais carro ou outros meios de transporte e evitamos as caminhadas.

A prevalência de sobrepeso em adultos no Brasil (IMC 25 a 29,9) é de 29,9% e de obesidade (IMC maior que 30) é de 11,1%, ou seja, a cada 10 pessoas, 3 têm sobrepeso e 1 é obesa (OMS, 2010).  

A grande procupação com a obesidade está nas complicações e nas doenças caudadas por ela, como a hipertensão, diabetes, dislipidemias, artrose, esteatose hepática, câncer.

A prevenção e o tratamento da obesidade estão relacionadas aos hábitos nutricionais saudáveis, através de um acompanhamento nutricional, e a prática regular de atividade física. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário