terça-feira, 29 de maio de 2012

O que é Recurso Ergogênico?

O recurso ergogênico é utilizado para melhorar o desempenho atlético. Entende-se por recurso ergogênico qualquer técnica de treino, mecânica ou prática nutricional; método farmacológico e fisiológico, ou técnica psicológica, que promove a melhora da capacidade de performance do exercício e/ou aumenta as adaptações ao treino. Isso inclui recursos que ajudam no preparo de um indivíduo para o treino, que melhoram a eficiência, e/ou aumentam a recuperação do exercício. Através dos recursos ergogênicos, os indivíduos toleram melhor, se recuperam mais rápido e de forma mais saudável do treino intenso. É claro que a nutrição não poderia ficar fora disso, os suplementos nutricionais são utilizados para melhorar o rendimento esportivo. 

Os produtos nutricionais são classificados em 4 categorias:

1. Funcionam conforme alegado: creatina, cafeína, isotônicos, barras e géis esportivos, suplementos protéicos, aminoácidos, bicarbonato de sódio. 
2. Podem funcionar conforme o alegado, porém com evidências insuficientes em relação à eficácia: glutamina, HMB, colostro e ribose.
3. Não desempenham as funções que alegam (a maioria dos suplementos): aminoácidos de cadeia ramificada (BCAA), carnitina, picolinato de cromo, coenzima Q10, ácido linoléico conjugado (CLA), triglicerídeos de cadeia média (TCM).
4. São perigosos, banidos pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) e/ou ilegais e não devem ser utilizados: esteróides anabólicos, Tribulus terrestris, efedrina, hormônio do crescimento.  

Consulta: Paschoal V., Marques N., Sant'ana V. Nutrição Clínica Funcional. Suplementação na prática esportiva. VP Editora. 2012.

Um comentário: