sábado, 24 de março de 2012

Importância do Cálcio na Dieta

O Cálcio é um mineral fundamental para a saúde dos nossos ossos e dentes. O Cálcio também exerce um papel importante na contração e no relaxamento muscular e também auxilia na coagulação e oxigenação dos tecidos. Estudos recentes também demonstraram que o cálcio pode diminuir o acúmulo de gordura corporal quando consumido na dose correta. Para que o cálcio seja absorvido, a vitamina D é fundamental, por isso, os produtos e suplementos com cálcio vem acompanhados de vitamina D. Outros nutrientes também são fundamentais neste processo: o magnésio também é fundamental para a formação óssea e o Boro auxilia na manutenção do metabolista do cálcio e do magnésio.

A quantidade de cálcio que devemos ingerir, varia com a idade e fase de cada pessoa.
Crianças em fase de crescimento (9 aos 18 anos), idosos (70 anos) e mulheres na menopausa tem uma necessidade aumentada de cálcio em função das alterações fisiológicas que ocorrem nestas fases.

Confira na tabela as recomendações por idade:



As principais fontes de cálcio na dieta são: queijo, leite, nozes, cereais integrais, nabo, couve, chicória, feijão, lentilha, amendoim, castanha de caju.

Fique atento as recomendações de cada fase e inclua mais cálcio na sua dieta.

Tabela de Composição Química dos Alimentos - Guilherme Franco.


Nenhum comentário:

Postar um comentário