terça-feira, 16 de outubro de 2012

Fique atento aos suplementos de Cálcio

O cálcio é um mineral fundamental para a saúde dos nossos ossos e dentes. O cálcio também exerce um papel importante na contração e no relaxamento muscular e também auxilia na coagulação e oxigenação dos tecidos. Saiba mais!

A quantidade de cálcio que devemos ingerir, varia com a idade e fase de cada pessoa.
Crianças em fase de crescimento (9 aos 18 anos), idosos (70 anos) e mulheres na menopausa tem uma necessidade aumentada de cálcio em função das alterações fisiológicas que ocorrem nestas fases.
Hoje em dia, existe um uso indiscriminado de suplementos a base de cálcio e alguns com cálcio e vitamina D. As vitaminas e minerais devem ser suplementadas na dose correta e em conjunto. Por exemplo, o magnésio também é fundamental para a formação óssea, o boro é um mineral que auxilia no metabolismo do cálcio e do magnésio, a vitamina D é fundamental para que o cálcio seja utilizado corretamente. Isso é apenas um exemplo para mostra que um nutriente depende da outro para o seu funcionamento, e o excesso de um, pode levar ao desequilíbrio de outro.
Estudos demonstraram que o excesso de cálcio, através da suplementação, está relacionado com um aumento do risco de Infarto Agudo do Miocárdio em 30%, aumento da mortalidade por doenças cardiovasculares, calcificação vascular, nefrolitíase (pedra nos rins), síndrome de hipercalcemia e insuficiência renal.    
O cálcio também pode comprometer a absorção e utilização de nutrientes como o ferro e o zinco.
Fique atendo e não faça suplementação de cálcio sem orientação de um profissional nutricionista.
Consulta:
Nutrição Clínica Funcional. Valéria Paschoal. VP Editora. 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário