O beta-caroteno pertence ao grupo dos carotenóides, que são pigmentos vegetais que conferem a coloração laranja, vermelha e alaranjada a frutas e vegetais. O beta-caroteno é o carotenóide mais abundante nos seres humanos e é considerado o mais importante. A presença de gordura durante a ingestão de beta-caroteno favorece a sua absorção.
Principais funções no organismo:
- O beta-caroteno é um importante antioxidante e impede a peroxidação lipídica e a progressão da atividade de radicai livres.
- O consumo de beta-caroteno através da alimentação tem sido associado a menor mortalidade por doenças cardiovasculares.
- Estudos têm demonstrado que o consumo de beta-caroteno está associado a um menor risco de câncer (através da alimentação).
O betacaroteno é encontrado, especialmente, em vegetais e frutas de cor amarelo-alaranjada e em vegetais folhosos de cor verde-escura (cenoura, pimentão, moranga, abóbora, couve, espinafre).
A suplementação de beta-caroteno não é recomendada sem acompanhamento de uma nutricionista. Não existem valores recomendados para a suplementação, estima-se que o consumo dietético de cinco ou mais porções de frutas e vegetais que fornecem 3 a 6 mg/dia de beta-caroteno é o suficiente para manter os níveis plasmáticos associados a um menos risco de doenças crônicas.
Consulta:
Paschoal, Valéria. Nutrição Clínica Funcional. VP Editora. São Paulo. 2012.
Paschoal, Valéria. Nutrição Clínica Funcional. VP Editora. São Paulo. 2012.
Beta-caroteno e câncer. Rev. Nutr. vol.11 no.2 Campinas Dec. 1998.
Nenhum comentário:
Postar um comentário