quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Agrotóxico mata. Prefira os alimentos orgânicos.

Dia 3 de dezembro é o dia mundial de luta contra os agrotóxicos e eu não poderia deixar de escrever sobre isso. Diferente do que muitas vezes é noticiado, os orgânicos são MUITO MELHORES do que os alimentos com agrotóxicos. O Brasil é o maior consumidor de agrotóxicos do mundo. E este vilão está relacionado com uma série de problemas para a nossa saúde, meio ambiente e saúde da família dos produtores. 

- Podutores e pessoas que têm contato com o agrotóxico tem risco aumentado de câncer, doenças pulmonares, hepáticas e neurodegenerativas. 
-  O uso de agrotóxico está relacionado com o aumento de superpragas. É péssimo para o meio ambiente. 
- Trabalhadores agrícolas apresentam altas taxas de câncer de cérebro. 
- Vários tipos de agrotóxicos/herbicidas estão classificados como cancerígenos, provavelmente cangerígeno e possivelmente cancerígenos pelo International Agency for Research on Cancer. Por isso, vários tipos de agrotóxicos foram proibidos na Europa e outros países. Aqui no Brasil, está tudo liberado. 
- Alguns estudos associaram o agrotóxico ao câncer e leucemia em crianças. 
- Estudos mostraram que doses baixas e constantes de agrotóxico aumentam o estresse oxidativo (associado a doenças crônicas, envelhecimento, doenças degenerativas) e alterações genéticas que podem refletir nas próximas gerações. 

Felizmente, a oferta de orgânicos vem crescendo muito no Brasil. O Brasil está entre os 10 países com maiores áreas de agricultura orgânica do mundo. Já existem feirinhas disponíveis em vários locais para facilitar o acesso e diminuir o custo para o consumidor. É possível comprar direto do produtos e também encontrar estes produtos nos principais supermercados. 

Os alimentos orgânicos são mais nutritivos e auxiliam na prevenção de doenças. Estudos mostraram que as pessoas que comem orgânicos tem mais disposição, energia e bom humor. Com uma alimentação limpa, sem toxinas, o nosso corpo funciona muito melhor. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário