terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Chá verde e emagrecimento

O chá verde possui substâncias chamadas de catequinas. Vários estudos já mostraram alguns benefícios do chá verde para a nossa saúde.



Diminuição do peso corporal
Diminuição da gordura corporal
Prevenção e tratamento da obesidade
Prevenção e tratamento das dislipidemias



O benefício de emagrecimento está relacionado com o efeito termogênico do chá verde, pois ele aumenta o gasto energético. Além disso, alguns estudos mostraram que o chá verde também estimula a queima de gordura e melhora o perfil lipídico, diminuindo o colesterol total, triglicerídeos e LDL,  através da oxidação lipídica e diminuição da absorção de gorduras.

Como consumir?
O chá verde deve ser consumido por infusão e poder ser consumido quente ou frio.
Para a infusão, devemos deixar o chá entre 5 a 10 minutos em água quente. Os chá gelados que encontramos no mercado não possuem as propriedades benéficas do chá verde.

Qual a quantidade que devemos consumir para ter estes benefícios?
Não existe uma quantidade preconizada, um estudo sugere que devemos tomar 7 xícaras de chá verde todos os dias. Minha sugestão é tomar o chá quente após as duas principais refeições do dia, principalmente após o almoço e a janta, e se possível, durante o dia ele pode ser consumido gelado em forma de refresco.  Após cada xícara de chá verde, devemos tomar 2 copos de água.

Consulta: Revista Brasileira de Obesidade, Nutrição e Emagrecimento, São Paulo v.1, n.2, p. 16-23, Mar/Abr, 2007. ISSN 1981-9919.

Nenhum comentário:

Postar um comentário