segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Confira os Benefícios da Suplementação de Creatina!

A creatinina é sintetizada naturalmente pelo nosso organismo. Ela exerce um papel importante na contração muscular. 95% da creatina está concentrada no músculo esquelético, os 5% restantes distribuem-se entre órgãos como o coração, cérebro, retina e testículos.

A suplementação de creatina tem como principal objetivo proporcionar a força e flexibilidade muscular, além disso, também estimula a síntese protéica através do aumento do volume de água na fibra muscular. Estudos mostraram que a suplementação de creatina pode provocar aumento da massa magra, porém este aumento pode estar relacionado com o acúmulo de água nos tecidos.

O armazenamento de creatina ocorre nos primeiros dias da suplementação, nos demais dias, o excesso de creatina é excretado pela urina. Não existem estudos com relatos de efeitos adversos do uso de creatina.

Nos alimentos, a creatina é encontrada em maior quantidade no bacalhau, linguado, salmão e carne bovina.
O principal benefício da suplementação de cretina é o aumento de energia no músculo que proporciona um melhor desempenho e potência durante a atividade física. 
Qual a dose recomendada?
Máximo de 5g por dia. A cretina pode ser encontrada em cápsula ou em pó. O ideal é consumir de 2 a 3 vezes por dia.

O uso do suplemento deve ser acompanhado por uma nutricionista.

Consulta: Bernardino, MJ. A farmacologia do suplemento: desvendando a prescrição de suplementos e fitoterápicos na prática de nutrição. São Paulo: Pharmabooks, 2010. Peralta J, Amancio OMS. A creatina como suplemento ergogênico para atletas. Rev. Nutr. vol.15 no.1 Campinas Jan. 2002

Nenhum comentário:

Postar um comentário