terça-feira, 20 de março de 2012

Dicas de Proteínas mais Saudáveis

A proteína é um nutriente com funções muito importantes para o nosso organismo. Entre as funções da proteína, destacam-se: formação de massa muscular, óssea, sistema imunológico, elasticidade da pele, hormonal.

A proteína é formada por aminoácidos e os aminoácidos são classificados como aminoácidos não essencias que o nosso corpo produz e aminoácidos essencias que são adquiridos somente através dos alimentos. As proteínas que contém todos os aminoácidos essenciais são classificadas como proteínas de alto valor biológico.

As carnes são alimentos ricos em proteínas de alto valor biológico, mas também contém grande quantidade de gordura saturada que aumentam o colesterol, o risco de doenças cardiovasculares e o câncer. Não recomendo consumir carne, principalmente a vermelha,  diarimente, indico 3 x na semana. Por isso, prefira as carnes magras e as proteínas de origem vegetal (proteínas de alimentos de origem vegetal).


O feijão e o arroz são uma combinação super saudáveis que contém proteínas alto valor biológico, além de fibras, ferro, vitaminas e minerais.

Veja alguns alimentos mais saudáveis para incluir na dieta como fonte de proteína:

1 ovo de galinha cozido - 13,4g (3 vezes na semana)
15 amêndoas - 6g (diariamente)
1 peito de frango pequeno sem pele cozido - 31,5 (3 x na semana)
1 fatia de queijo minas frescal - 8,7g (diariamente)
1 copo de iogurte natural - 8,6g (diariamente)
1 fatia de queijo ricota - 6,2g (diariamente)
2 colheres de serviço de arroz + 2 conchas de feijão - 13g (diariamente)
2 conchas de lentilha cozida - 6,3g (diariamente)
1 fatia de peito de perú light - 3,5g (semanalmente)
1 colher de sopa de linhaça - 3g (diariamente)
3 colheres de sopa de chia - 5g (diariamente)
3 colheres de sopa de quinoa - 4g (diariamente)
3 colheres de sopa de proteína de soja - 27g (diariamente)
1 filé médio de salmão - 30g (semanalmente)
1 filé médio de abrótea - 30g (semanalmente)

Recentemente foi publicado um estudo que avaliou 120 mil pacientes (37.698 homens e 83.644 mulheres) durante aproximadamente 30 anos. Os resultados demonstraram que o consumo de carne está associado a um maior risco de mortalidade e se substituirmos a carne vermelha por peixes, legumes, verduras, nozes teremos um risco de mortalidade menor, entre 7% a 19%. Mais uma informação que temos para diminuir o consumo de carne e aumentar o consumo de proteínas mais saudáveis.

Um comentário:

  1. (=':'=) A idéia para começar a dieta veio quando eu estava olhando o site www.dietaparaemagrecerrapido.com.br la tem um testemunho de uma mulher e dicas como ele fez para perder 45 Kg Em 76 dias e eu pensei se ele conseguiu eu também consigo

    ResponderExcluir