quarta-feira, 28 de março de 2012

Nutrientes Importantes na Dieta Vegetariana

A alimentação vegetariana confere uma série de benefícios para a prevenção de doenças e a manutenção da saúde. É importante que o vegetariano esteja atendo aos nutrientes que estão em risco neste tipo de dieta por serem encontrados predominantemente em alimentos de origem animal e evitar estas deficiências através de uma alimentação balanceada e equilibrada.  

Confira alguns nutrientes que merecem uma atenção especial: 

Cálcio: o cálcio é um mineral encontrado principalmente nos leites e derivados. Ele é importante para a formação dos nossos ossos e dentes. Ele pode ser encontrado na flor de brócolis, gergelim, amêndoa, aveia, couve-manteiga. Tome um pouco de sol todos os dias para adquirir a vitamina D e melhorar a absorção de cálcio, alimentos de soja, tahini.

Proteínas de alto valor biológico: as proteínas são formadas por aminoácidos, alguns aminoácidos não são produzidos por nosso organismo e por isso devemos consumí-los através dos alimentos. Os alimentos com proteínas de alto valor biológico contém todos os aminoácidos que precisamos e são normalmente encontrados nas carnes. Na alimentação vegetariana podemos encontrar estas proteínas principalmente na combinação de arroz e feijão e proteína de soja.   

Ferro: o ferro é fundamental para a formação do nosso sangue e sua deficiência pode causar anemia. O ferro da carne é melhor absorvido e aproveitado do que o ferro encontrado nos alimentos vegetais. Por isso, consumo os alimentos com ferro em conjunto com alimentos ricos em vitamina C para melhorara a absorção do ferro. Ex: arroz, feijão e laranja. Os alimentos de origem vegetal rico em ferro são: feijão, lentilha, beterraba, acelga, pimentão, agrião, flocos de cereais, alimentos de soja.

Vitamina B12: a vitamina B12 é predominantemente encontrada em alimentos de origem animal e sua deficiência causar anemia. A vitamina B12 pode ser encontrada na aveia, cereais, leite de soja e também pode ser obtida através de suplementação.  

Dica de sites:

Um comentário: