terça-feira, 22 de maio de 2012

Conheça o Exame de Bioimpedância


O Método da Bioimpedância baseia-se na condução de uma corrente elétrica de baixa intensidade pelo corpo da pessoa. A massa magra conduz a eletricidade mais facilmente por possuir um elevado conteúdo de água (73% a 75%) e eletrólitos (Potássio, Sódio, Cálcio), enquanto que a massa gorda oferece maior Resistência (Bioresistência) por apresentar um baixo nível de hidratação (10%). Desta forma, a corrente elétrica percorre com maior facilidade a massa magra do que a massa gorda.

Por se basear em um princípio elétrico, alguns fatores podem afetar a precisão do teste de Bioimpedância, como por exemplo: Consumo de álcool, medicação diurética e cafeína: têm ação diurética no organismo, causando uma superestimativa no valor de Bioresistência medido e conseqüentemente na gordura percentual. A sudorese provocada pela prática de exercícios físicos tem efeito diurético, além de alterar a temperatura da pele e influenciar na leitura da Bioresistência. A Ingestão de refeição pesada modifica o peso corporal do avaliado.

Para a realização do teste de bioimpedância, são colocados 2 eletrodos no pé e 2 eletrodos na mão direita da pessoa, sendo conectados com o monitor através de um cabo sensor. O equipamento emite uma corrente elétrica de baixa intensidade que irá percorrer o corpo todo da pessoa, medindo a Resistência que é oferecida pelos vários tecidos do organismo. A Bioresistência indica como o corpo conduz esta corrente elétrica.

A massa magra, por possuir uma grande quantidade de água e eletrólitos, conduz a corrente elétrica melhor do que a massa gorda, que é o componente do corpo que oferece mais Resistência. De modo geral, se dois indivíduos tiverem o mesmo peso e estatura, aquele com maior quantidade de gordura apresentará um valor de
Bioresistência maior, e vice-versa.


No relatório do teste de Bioimpedância você vizualiza informações da sua composição corporal: % de gordura corporal, peso da gordura corporal, % de massa magra, peso da massa magra, taxa metabólica basal (TMB), total de água no corpo.

Conheça nos próximos posts a aplicação da Bioimpedância e os preparativos para o teste.
Consulta: Biodynamics 310. Manual de Instrução.

Nenhum comentário:

Postar um comentário