segunda-feira, 21 de maio de 2012

Composição Corporal

A composição corporal é a divisão do peso corporal total em massa gorda, massa magra e água corporal. A massa magra é composta por músculos, ossos e vísceras. Identificar a composição corporal do indivíduo é fundamental no acompanhamento de dietas alimentares, obesidade, esportista, desportistas, programas de condicionamento e tratamentos médicos de modo geral.

O principal objetivo da avaliação da composição corporal é determinar as quantidades de massa gorda e massa magra do organismo. Isto se torna importante ao imaginarmos dois indivíduos com o mesmo peso e estatura, porém com composições corporais bem diferentes. Neste caso,  indivíduo pode ser sedentário e apresentar uma elevada taxa de gordura corporal, enquanto que o outro pode ser ativo fisicamente e apresentar uma menor taxa de gordura e maior desenvolvimento muscular. Desta forma, pode-se observar que o peso corporal não é um bom indicativo do estado de saúde das pessoas, sendo necessário basear-se em algum método mais preciso para se determinar a composição corporal.

Existem alguns métodos disponíveis para avaliação da composição corporal no mercado, os mais utilizados são as pregas cutâneas e a teste de biompedância. As pregas cutâneas permitem estimarmos através de uma formula a quantidade de gordura corporal de um indivíduo. Já a bioimpedância nos fornece a quantidade de gordura corporal, água corporal, quantidade de massa livre de gordura e outros valores.

Conheça nos próximos posts o teste de Bioimpedância e as Pregas Cutâneas.

Consulte uma nutricionista para fazer uma avaliação da sua composição corporal!

Consulta: Biodynamics 310. Manual de Instrução.

Nenhum comentário:

Postar um comentário