sábado, 2 de junho de 2012

Como ler o rótulo dos alimentos?

É muito comum só olharmos as calorias quando consumimos ou compramos algum alimento. Porém, o nosso corpo não precisa só de calorias e nem o alimento só tem calorias, precisamos também analisar outros nutrientes.

Gordura: as principais gorduras encontradas nos alimentos são as gorduras saturadas, monoinsaturadas, polinsaturadas e transaturadas. Dê preferência aos alimentos com maior teor gordura moninsaturada e polinsaturada (w3 e w6), pois estas gorduras são mais saudáveis para o nosso organismo e ajudam a prevenir o colesterol e as doenças cardiovasculares. As gorduras transaturadas (trans) podem aumentar o colesterol total e o colesterol LDL e também aumentar o risco de doenças cardiovasculares.

Proteínas: as proteínas são fundamentais para a construção e manutenção dos nossos tecidos, nosso músculos, pele, órgãos. Elas são encontradas em maior quantidade nos alimentos de origem animal (carnes, queijos, presunto), mas também podem ser encontradas em outros alimentos (arroz, feijão, cereais, granola, quinoa, chia).

Carboidratos: os carboidratos nos fornecem energia para as nossas atividades diárias. Eles podem ser encontrados na maioria dos alimentos. Evite os alimentos com alto teor de açúcares, pois eles aumentam a glicemia e podem auxiliar para o aumento de peso. Dê preferência aos carboidratos complexos, que são aqueles que possuem fibra na sua composição sem refinamento. Ex: Pães integrais, biscoitos integrais, massas integrais, frutas, geleias 100% fruta, chocolates (maior quantidade de cacau e menos açúcar), arroz integral. 

Fibras:  as fibras são fundamentais para o funcionamento do nosso intestino, auxiliam na absorção de nutrientes, nos dão saciedade, diminuem o colesterol, ajudam a eliminar gordura e previnem doenças como o câncer. O consumo de fibras é fundamental para a nossa saúde. Recomenda-se o consumo de no mínimo 25g de fibra por dia. As fibras podem ser entradas nas frutas, legumes, alimentos integrais, cereais, feijão, lentilha.

Sódio: o sódio é fundamental para o nosso organismo, mas quando consumido em excesso pode causar hipertensão, problemas cardiovasculares, inchaço, retenção de líquidos. Estudos demonstram que o consumo frequente de alimentos ricos em sal como os "picles" podem aumentar o risco de câncer de estômago. Devemos ficar atentos a quantidade de sódio nos alimentos. O consumo atual de sal do brasileiro é de 12 gramas (1 colher de sopa), porém a recomendação é de 5g (1 colher de chá). 5g de sal de cozinha contém 1,7g de sódio. Os alimentos com maior teror de sódio são os embutidos, queijos, conservas, salgadinhos, sopas, molhos e temperos prontos. Evite os alimentos com alto e moderado teor de sódio.  

Classificação do teros de sódio nos alimentos:
Alto - maior que 1000mg em 100g
Moderado -  menor que1000mg em 100g
Baixo -  menor que 200mg em 100g
Baixíssimo - menor que 35mg em 100g

Outros nutrientes importantes que devemos considerar são as vitaminas e minerais, os micronutrientes são fundamentais para o funcionamento e o equilíbrio do nosso corpo. Eles estão predominantemente presentes nas frutas, legumes e verduras, também podemos encontrá-los no arroz, feijão e alimentos de origem animal. Os alimentos industrializados como as bolachas recheados, salgadinhos, pão branco, e outros alimentos prontos para o consumo são pobres em vitaminas e minerais.  

Também devemos cuidar a quantidade de aditivos químicos, como os corantes e os conservantes. Prefira os alimentos sem corante e conservante, pois eles são tóxicos e desequilibram o nosso organismo.

É obrigatório conter a informação no rótulo se o alimento tem ou não glúten. Isso é muito importante para os pacientes com doença celíaca ou intolerância ao glúten.

Na próxima postagem vamos avaliar o produto WAKE da marca Melitta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário