A opção por uma alimentação sem glúten e sem lactose está crescendo a cada dia, pois esta alimentação oferece benefícios para a saúde e auxilia no tratamento e na prevenção de doenças.
Por que não devo consumir leite?
- A composição de leite de vaca é completamente diferente do leite materno, o leite de vaca é feito para amamentar um bezerro, enquanto o leite materno é feito para amamentar uma criança.
- Nenhum animal na terra bebe leite após o desmame
- O leite de vaca contém uma proteína chama lactoglubulina, este proteína não é digerida pelo nosso organismo e entra intacta na corrente sanguínea, o nosso sistema imunológico identifica este proteína como um organismo estranho e inicia uma resposta imunológica e inflamatória.
- Laticínios aumentam a resistência e a liberação de insulina, que pode levar à diabetes, além disso também aumentam o armazenamento de gordura na região abdominal.
- Ao contrário do que estamos acostumados a ouvir, o consumo do leite aumenta o risco de osteoporose, pois leva a deficiência de magnésio, acidifica o sangue e aumenta a perda de cálcio nos osso.
- Os laticínios aumentam a produção de muco e as doenças e alergias respiratórias.
- Os laticínios são inflamatórios e estão relacionados com algumas doenças: esclerose múltipla, artrite reumatóide, ovário policístico, câncer (mama, próstata, ovário, testículos), acne, doenças das artérias coronárias, doenças de Parkinson.
Por que não devo consumir glúten?
O glúten é uma proteína e um alimento pró-inflamatório que pode causar, alergia, sensibilidade, doença celíaca e doenças auto-imunes. Conheças alguns sintomas da sensibilidade ao glúten:
- Distensão abdominal
- Dor abdominal
- Alteração do hábito intestinal (diarréia e prisão de ventre)
- Anemia
- Artrite
- Déficit de atenção
- Flatulência
- Obstipação
- Depressão, ansiedade, irritabilidade
- Diabetes
- Diarréia
- Fadiga
- Queda de cabelo
- Dor de cabeça e vertigem
- Hipoglicemia
- Infertilidade
- Dores musculares
- Intolerância a lactose
- Náusea, vômito
- Osteoporose
- Deficiência de vitaminas e minerais
- Má absorção de nutrientes
- Urticária
- Obesidade
- Perda de peso
- Sono irregular, insônia
As pessoas que fazem esta dieta melhoram muito os sintomas relacionados ao consumo deste alimentos. Após um a desintoxicação sem leite e sem glúten, você pode voltar a comê-los de forma eventual, fazendo rodízio e evitando o consumo crônico (ex 1 a 2 vezes por semana). Se os sintomas voltarem, retire-os novamente da sua dieta. Nos casos de doença celíaca, alergia ao leite de vaca e alergia ao glúten é recomendado retirar para o resto da vida estes alimentos da sua dieta.
Não faça nenhuma dieta sem acompanhamento. Procure uma nutricionista.
Sites com dicas e receitas de alimentação sem glúten e sem lactose:
Nenhum comentário:
Postar um comentário