terça-feira, 5 de junho de 2012

A Importância da Atividade Física

O aumento da obesidade e das doenças relacionadas a má alimentação e a falta de atividade física aumentou a procura das pessoas por uma vida mais saudável. Não temos como falar em atividade física, sem falarmos de nutrição, elas andam juntas para promover a saúde.

A prática de atividade física é utilizada principalmente para promover a qualidade de vida, promover a manutenção de um peso saudável, para a perda de peso, para a prevenção de doenças e também para manter as pessoas fisicamente mais bonitas. Ela promove o bem-estar  físico, social e emocional.

A prática de 20 a 30 minutos pelos menos 3 vezes na semana, associada a uma dieta com quantidade de gordura menor que 30% do VET (valor energético total) é um dos meios mais efetivos para alcançar mudanças no peso e na composição corporal.

Para acompanhar os resultados da prática de atividade física e de uma dieta balanceada é importante considerarmos o peso, o IMC, a circunferência abdominal e a composição corporal.

A composição corporal nos ajuda a acompanhar a massa magra, massa muscular e % de gordura corporal. O ganho de massa muscular aumenta o gasto energético e auxilia na perda de peso. A prática regular de atividade física estimula a perda de gordura corporal e aumenta a massa muscular. Além disso, a composição corporal permite identificar os riscos para a saúde associados a níveis baixos ou excessivos de gordura. Também ajuda a determinar o tipo de intervenção nutricional e de exercícios para um determinado indivíduo.

Conheça os tipo de esportistas

Desportistas: indivíduos fisicamente ativos que participam de atividades esportivas com o objetivo de ganhar saúde  e por lazer. 
Atletas: são desportistas que se submetem a um treinamento regular por períodos prolongados, de acordo com a modalidade esportiva para fins competitivos. 
Atletas de elite ou de ponta: tem desempenho compatível e com resultados expressivos, quando comparados com padrões internacionais.    

Consulte seu médico antes de iniciar a prática de atividade física.

Nenhum comentário:

Postar um comentário