quinta-feira, 7 de junho de 2012

Que tal um pinhão neste friozinho?

O pinhão é um alimento típico do inverno e mais encontrado no sul do Brasil, é a semente das araucárias. É um alimento excelente, pois é fonte de energia, fibras, contém gordura mono e polinsaturada (w6), contém ferro, potássio, zinco, magnésio,  cálcio, riboflavina (vitamina B2), vitamina C.

100g contém:
15 pinhões
174 calorias
3g de proteína
49,3g de carboidrato
15,6g de fibras

Riboflavina - funções antioxidantes, protege o atleta contra lesões oxidativas, liberação de energia, protege contra anemia, importante para o bom funcionamento do sistema nervoso central, importante para a visão.
Magnésio - é importante para o fornecimento de energia, fundamental para o metabolismo de nutrientes e para manter o equilíbrio de cálcio.
Zinco - é importante para os ossos, regula o apetite, cicatrização, sistema imunológico, metabolismo de nutrientes, manutenção adequada da pele, visão, paladar, olfato.
Vitamina C - importante para a síntese de colágeno, hormônios, carnitina, cicatrização de feridas e fraturas, aumenta a absorção de ferro, anti-alérgico natural, fortalecimento imunológico.  

Sugestões de consumo: pinhão cozido, pinhão torrado no fogão a lenha, arroz com pinhão, pinhão na salada, bolos e pães com pinhão.

Tabela Brasileira de Composição dos Alimentos - TACO. 2006.

Nenhum comentário:

Postar um comentário