domingo, 1 de julho de 2012

O Que Realmente Engorda?

A pergunta que as nutricionistas mais escutam é: Pão engorda? Abacate engorda?  Chocolate engorda? Este é um assunto que envolve muitos fatores, qualidade e quantidade da alimentação, gasto energético, metabolismo, balanço energético. A minha resposta sempre é a mesma, não existe um alimento que engorda e sim um conjunto de hábitos e alimentos consumidos em um determinado período que podem engordar.

Por exemplo, 1 banana média tem 80 calorias, 1 alpino de 13g tem 70 calorias, pensando em calorias o alpino tem menos, mas devemos enxergar o alimento como um todo e ver os benefícios que ele apresenta, o chocolate só tem calorias, a banana tem calorias, fibras que auxiliam no controle glicêmico e do colesterol e diminuem a absorção de gordura, na manutenção da flora saudável, além de conter outros nutrientes como o potássio. Mesmo se a pessoa quiser perder peso eu recomendo a banana por todos os benefícios que ela apresenta para a saúde. O mais importante é a qualidade, mas sempre modere na quantidade.

Não podemos responsabilizar um alimento quando engordamos. Temos que avaliar todos os nossos hábitos e alimentos que consumimos. Se você se alimentou direitinho, consumiu frutas, verduras, alimentos integrais em quantidade moderada, praticou atividade física e estiver com vontade de comer uma barrinha de chocolate, não tem problema, pode comer o chocolate em quantidade moderada (25g), não é isso que vai engordar. 

Por outro lado, se você tomou café direitinho, almoçou no McDonald's, passou o dia sentado na frente do computador e ainda chegou em casa e pediu uma pizza, e se você faz isso com frequência, com certeza você vai engordar. O ideal nestes casos é, se você exagerou no almoço (isso todos nós fazemos), você deverá compensar este excesso de alguma forma, chegue em casa e faça um pratão de salada com folhas verdes, tomate, maça, cenoura. O consumo destes alimentos irá ajudar na digestão, eliminação de gordura e limpeza do organismo. Se você comer o prato de salada e ainda continuar com fome, coma uma fruta, um iogurte desnatado ou legumes refogados. O exagero não pode acontecer todos os dias, e sim, 1 a 2 vezes no mês.

Se você é uma pessoa que pratica muita atividade física, seu gasto energético é maior e sua necessidade energética também, porém você deve preferir os alimentos energéticos mais saudáveis e que repõem as suas perdas, arroz com feijão, macarrão com legumes, pão com geleia e mel, abacate, açaí com granola, queijo branco com goiabada.

Portanto, o que realmente engorda? É uma pergunta que envolve vários fatores e deve ser analisada individualmente. Devemos analisar os hábitos alimentares, quantidade e qualidade dos alimentos consumidos, prática de atividade física, estilo de vida, gasto energético. As dicas básicas para um peso saudável são: hábitos alimentares saudáveis com alimentos integrais, frutas, verduras, consumo adequado de água, prática regular de atividade física, evitar doces, frituras e alimentos gordurosos.

Marque uma consulta e faça um plano alimentar individualizado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário