sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Dieta Sem Glúten

Esta semana (25/10/2012) a dieta sem glúten foi destaque na Revista Istoé. Para quem ainda não conhece esta dieta, vou explicar como ela funciona e quais são os benefícios para a saúde e para a estética.

O glúten é uma proteína e ele está presente em todos os produtos que contém trigo, cevada, centeio e malte. Esta proteína está relacionada com várias complicações para a nossa saúde, a mais conhecida é a Doença Celíaca (Saiba mais!). Muitas pessoas apresentam a sensibilidade ao glúten e não sabem, pois os sintomas podem aparecer tardiamente (até 4 dias após a ingestão do alimento) e possui diversas formas de manifestação. O consumo excessivo de glúten pode gerar um processo inflamatório em nosso trato gastrointestinal e modificar todo o funcionamento dele, além disso,  a proteína do glúten pode ser mal digerida e entrar em nossa corrente sanguínea, os nossos anticorpos identificam esta proteína como estranha e começam a ocasionar reações inflamatórias em nosso organismo. Qualquer orgão pode ser atingido.  

Algumas manifestações relacionadas ao glúten: excesso de gases, obstipação (prisão de ventre), alteração do hábito intestinal, dor de cabeça, muito cansaço, fraqueza, irritabilidade, inchaço, obesidade, desconforto abdominal, fadiga, sintomas neurológicos, dificuldade de concentração, alteração de comportamento, sintomas psiquiátricos, depressão, ansiedade, irritabilidade, alergias.  

Alguns estudos já relacionam o glúten com a maioria das doenças auto-imunes, como a artrite reumatóide. O glúten também está relacionado com o autismo, déficit de atenção, hiperatividade.

O glúten é um alimento inflamatório e ele pode ser responsável por muitos desconfortos que temos com a nossa saúde, até mesmo a dificuldade de emagrecimento. A dieta sem glúten elimina todos os alimentos que contém esta proteína. O tempo da dieta vai depender muito de cada um, da evolução, emagrecimento e melhora dos sintomas. Você não precisa cortar o glúten para sempre da sua vida. O importante é ter um equilíbrio na alimentação. Não exagere.

Benefícios da Dieta sem o Glúten:
  • Diminui o inchaço
  • Auxilia no emagrecimento
  • Melhora a função intestinal e absorção de nutrientes
  • Mais disposição para as atividades diárias
  • Diminui as alergias
  • Auxilia no processo de desintoxicação do organismo
  • Melhora os sintomas relacionados com a sensibilidade ao glúten
  • Diminui todos os processos inflamtórios do organismo
Marque uma consulta para tratar a sua saúde, ter mais disposição e mais qualidade de vida!

Consulta:
FORD, RPK. The gluten syndrome: A neurological disease. Medical Hypotheses; 73 (2009) 438–440.
Blog VP - http://www.vponline.com.br/blog/home.php/

Nenhum comentário:

Postar um comentário