sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Nutrição Funcional e Esclerose Múltipla


A Esclerose Múltipla (EM) é uma doença decorrente da ativação errônea do sistema imunológico que gera uma reação contra a bainha de mielina (lesão ou destruição), comprometendo a transmissão dos impulsos nervoso pelos neurônios.  Tudo isso pode gerar uma série de sintomas que influenciam significativamente as funções de um indivíduo.

A EM pode ocasionar alterações de peso (ganho e perda), alteração da composição corporal, aumento de gordura e diminuição de massa muscular, além de deficiência de nutrientes.

Os pessoas com EM devem estar muito mais atentas a alimentação, pois existem alimentos e nutrientes que auxiliam na qualidade de vida e diminuem a progressão e sintomas da doença.

Por outros lado, alguns alimentos podem piorar a EM. Vários estudos demonstram que o consumo de alimentos industrializados, leite e derivados, gordura saturada, carne vermelha podem piorar a EM. Alguns estudos falam que o leite pode estar relacionados com o desenvolvimento desta doença.

Conheça alguns nutrientes funcionais que podem auxiliar no tratamento da Esclerose Múltipla:

Ômega 3 – tem ação neuroprotetora, anti-inflamatória, melhora a imunidade, melhora a memória e a cognição.
Fontes: atum, sardinha, salmão, chia, linhaça, gema de ovo caipira.

Vitamina D – esta vitamina influencia diretamente o nosso sistema imunológico, ela nos protege contra doenças auto-imunes e inflamação. A incidência de EM é maior em países com baixa exposição solar e a deficiência desta vitamina é frequentemente encontrada em pacientes com EM. A vitamina D pode reduzir a recidiva, lentificar o progresso e prevenir o desenvolvimento da EM.
Fontes:  80 a 90% da vitamina D deve ser adquirida pelo sol. O ideal é expor os braços, pescoço, pernas e rosto de 15  20 minutos por dias das 10:00 às 15:00 SEM PROTETOR!!!

Vitamina B12 – auxilia na produção de bainha de mielina. É uma das vitaminas mais deficientes nesta população.
Fonte: peixe, ovos, carnes, leite.

Antioxidantes: os antioxidantes são responsáveis por combater os radicais livres, gerados no estresse oxidativo e inflamação. Eles ajudam a evitar e prevenir o envelhecimento e degeneração das nossas células, comumente encontrados na EM. Os polifenois e carotenoides são antioxidantes que podem auxiliar no tratamento da EM. Os mais comuns e potentes são: quercetina, resveratrol, licopeno. Eles podem ser encontrados na uva, suco de uva, cenoura, chá verde, tomate, molho de tomate, cebola, maçã, chocolate, curry, melancia, melão amarelo, azeite de oliva. Eles também tem ação anti-inflamatória.


Outros nutrientes como o ácido lipoico, L-glutationa, N acetil cisteina, quercetina, Selênio, vitaminas C e E tem atividade antioxidante, neuroprotetora, anti-inflamatória, desintoxicante e podem auxiliar no tratamento da EM.


“Que seu remédio seja seu alimento, e que seu alimento seja seu remédio”
Hipócrates

Consulta:
Riccio P, Rossano R, Liuzzi GM. May diet and dietary supplements improve the wellness of multiple sclerosis patients? A molecular approach.  Autoimmune Dis. 2011;2010:249842.
Grisante, A., I.; Stanich, P. Esclerose Múltipla: aspectos nutricionais e o papel dos nutrientes específicos. ConScientiae Saúde, São Paulo, v.5, p. 67-74, 2006.
Swank RL. Multiple sclerosis: a correlation of its incidence with dietary fat. The American Journal of the Medical Sciences. 1950;220(4):421–430.
Swank RL, Goodwin J. Review of MS patient survival on a Swank low saturated fat diet. Nutrition. 2003;19(2):161–162.
Jotz GP, Angelis EC, Barros APB. Tratado de Deglutição e Disfagia. 2009. São Paulo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário