segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Benefícios das Nozes

As oleaginosas, também conhecidas como "nozes" ou "nuts",  são frutos secos, deliciosos, nutritivos e não podem ficar de fora do cardápio, viu?

Muita gente deixa de consumir este super alimento, pois acha que contém muita gordura e calorias. As nuts, em geral, contém gorduras saudáveis, fundamentais para o funcionamento do nosso corpo, produção de hormônios, hidratação da pele, proteção das células e do sistema nervoso central. Elas também são ricas em vitaminas, minerais, antioxidantes, proteínas e gorduras boas. 

Os benefícios são muitos, são ótimas para melhorar o perfil lipídico, contém ômega 3, melhoram a circulação e funcionamento dos nosso vasos e artérias, ação anti-inflamatória, previnem as doenças cardiovasculares e câncer.  

Sobre algumas nuts...
A macadâmia (minha preferida) e a noz pecan são as mais ricas em gordura (gordura monoinsaturada, a mesma do azeite de oliva) e contém menos proteína e carboidrato. A noz chilena é rica em ômega 3 e alguns estudos mostraram redução do risco de câncer de próstata e mama. As Amêndoas com casca são riquíssimas em antioxidantes. A castanha do pará é a principal fonte de selênio que temos, o selênio é um potente antioxidante na prevenção do câncer. O pistache tembém é uma ótima fonte de antioxidantes, vitamina K, potássio, magnésio, também é uma ótima opção. 

Já o amendoim... 
A pasta de amendoim é a bola da vez, mas CUIDADO!!! O amendoim é rico em aflotoxinas, esta toxina é produzida por fungos e esta relacionado com danos e até câncer no fígado. Além disso, a gordura do amendoim é inflamatória. 

Sempre recomendo o mix de nuts, pois juntos, eles se complementam nutricionalmente. Também são super indicados para diabéticos, pois auxiliam no controle glicêmico. 

Atenção...
Todas as nuts contém fitatos. Os fitatos são considerados "anti-nutrientes, pois se ligam a alguns nutrientes (cálcio, zinco, ferro, fósforo, cobre e algumas proteínas) e  inibem a sua absorção. Para retirar o fitato, é necessário deixar a nut de molho na água por 12 horas e depois secá-la no forno até 180 graus. As nuts também podem ser alérgicas para algumas pessoas, fique atento à sintomas como coceiras, feridas, vermelhidão, fadiga, dor de cabeça. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário