quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Coma linhaça à vontade!

A linhaça é uma semente e pode ser encontrada no mercado na cor marrom e na cor dourada. A principal diferença entre as duas é que a marrom tem mais fibra, enquanto a dourada tem mais proteína e lignana.  

A linhaça é rica em proteína, gordura e fibras e possui três componentes com atividade funcional, a lignana, ômega-3 e  fibras solúveis, estas substâncias vem sendo estudas e demonstraram um efeito positivo para a nossa saúde.   

Principais benefícios da linhaça:
Prevenção de câncer de mama e próstata
Redução do colesterol
Prevenção de doenças cardiovasculares
Hábito intestinal saudável
Pele hidratada
Fortalece o sistema imunológico
Prevenção e tratamento da osteoporose
Auxilia nas dietas de emagrecimento





Triturada ou inteira?
A linhaça triturada é melhor aproveitada pelo nosso organismo. A linhaça inteira passa intacta durante a digestão e muitas vezes não aproveitamos seu benefício. Para triturar a linhaça é só utilizar o liquidificador.

Qual a quantidade recomendada?
Ainda não existe uma dose padrão estabelecida por dia. Minha recomendação é consumir de 3 a 5 colheres de sopa por dia nas refeições.

Composição nutricional (1 colher de sopa):
49 calorias
1,4g de proteína
5,9g de gordura
3g de fibra
20g de cálcio  

Dicas de consumo:
Colocar 1 a 2 colheres nos sucos de fruta
Consumir junto com as frutas, banana, mamão, salada de frutas
Consumir com arroz
Consumir com salada


Consulta: Tabela Brasileira de Composição de Alimentos – TACO. Versão 2 – Segunda Edição. : Bernardino, MJ. A farmacologia do suplemento: desvendando a prescrição de suplementos e fitoterápicos na prática de nutrição. São Paulo: Pharmabooks, 2010. WAITZBERG, D.L. Nutrição oral, enteral e parenteral na pratica clinica. 3a ed. Sao Paulo: Ed. Atheneu, p.1495-1509, 2006.

Nenhum comentário:

Postar um comentário