segunda-feira, 9 de abril de 2012

Faça do Amendoim um aliado na sua dieta!

O Amendoim é em muitas vezes visto como um grande inimigo da perda de peso, porém a história não é bem essa, ele pode trazer benefícios para a saúde e auxiliar no controle do peso, se consumido da forma adequada.
  
O grande problema do consumo do amendoim é que em muitas vezes, ele é consumido com grande quantidade de sal, consumido na forma de rapaduras, consumido frito ou na forma japonês, ou juntamente com bebidas alcoólicas, todos estes tipos são prejudiciais à saúde e podem auxiliar no ganho de peso. Outro ponto que deve ser levado em consideração é a quantidade consumida, como todo o alimento, não podemos exagerar.

Os amendoins, assim como as nozes, possuem nutrientes que são benéficos para a nossa saúde e auxiliam na redução do risco de doenças cardiovascular e na diminuição do colesterol LDL, eles também possuem uma grande quantidade de gordura insaturada e calorias. Alguns estudos têm demonstrado que o consumo regular de nozes, incluindo amendoim, está relacionado com um menor peso e também com a manutenção do peso.  Este resultado está relacionado com um aumento da saciedade que as nozes proporcionam e também há uma hipótese de que as nozes, se consumidas de forma crônica, aumentam o gasto energético para compensar a alta quantidade de energia que elas fornecem. Estudos feitos em ratos mostraram que os ratos que consumiram nozes perderam mais mais peso do que os ratos que não consumiram.
  
O amendoim também contém fibras e deve ser muito bem mastigado antes de ser deglutido, estes dois fatores também auxiliam na saciedade e no controle do apetite.  O amendoim também contém zinco, que é um estimulante do sistema nervosos central e pode auxiliar no aumento do libido.

Qual a quantidade recomendada? 
O ideal é consumir 30g (2 colheres de sopa cheias ou uma mão fechada) de amendoim antes das principais refeições, como o almoço e a janta. Pode ser consumido diariamente ou 3x na semana. Você também pode alternar o consumo com amêndoas e nozes.

Composição (30g de Amendoim):
171 calorias
8g de proteína
2g de fibra
14,7g de gordura (5g polinsaturada, 7g monoinsaturada, 2,3g saturada)
  
Cuidados: muitas pessoas são alérgicas ao amendoim, fique atendo aos sintomas de alergia.

Consulta: 1. Richard D. Mattes, Penny M. Kris-Etherton and Gary D. Foster. Impact of Peanuts and Tree Nuts on Body Weight and Healthy Weight Loss in Adults.JN The Journal Of Nutrition. Supplement: 2007 Nuts and Health Symposium. Joan Sabaté. Nut consumption and body weight. American Journal of Clinical Nutrition, Vol. 78, No. 3, 647S-650S, September 2003. 3. Tucunduva, Sônia. Tabela de Composição dos Alimentos. 2002.

Um comentário:

  1. Não tenho recomendado o uso de amendoim nas dietas. Alguns estudos demonstraram que este alimento possui grande quantidade de micotoxinas. Esta toxina é produzida por fungos e é altamente cancerígena. Coma com moderação, ok?

    ResponderExcluir