quarta-feira, 18 de abril de 2012

Dicas para reduzir o consumo de Sal

O sal é um alimento importante para o nosso organismo, o grande problema é que consumimos o sal sem controle e em quantidades muito maiores do que realmente precisamos. O consumo excessivo de sal aumenta o risco de doenças do coração, obesidade, diabetes e acidente vascular cerebral.  
O sódio atua na manutenção de fluídos e na regulação da pressão sanguínea. O sal de cozinha é composto por 40% de sódio. As evidências atuais sugerem que o consumo não maior que 1,7g de sódio (5g de cloreto de sódio por dia) pode contribuir para a redução da pressão arterial. A maior parte dos indivíduos, mesmo as crianças, consome níveis desse mineral além de suas necessidades. O consumo populacional excessivo, maior que 6g diárias (2,4g de sódio) é uma causa importante da hipertensão arterial.

Recomendação:
O consumo de sal diário deve ser no máximo de 5g/dia (1 colher rasa de chá por pessoa).
Consumir sal iodato, pois o iodo é um importante nutriente para o nosso organismo.

Dicas para reduzir a ingestão de sal:
  • Reduzir o consumo de alimentos processados com alta concentração de sal, como temperos prontos, caldos concentrados, molhos prontos, salgadinhos, sopas industrializadas.
  • Temperar os alimentos com salsinha, cebolinha, alho, cebola, orégano para deixá-los mais saborosos e diminuir a quantidade de sal.
  • Consuma o sal marinho, pois é mais saudável.
  • Evite salgadinhos e alimentos que vem acrescido de sal, prefira os alimentos sem adição de sal.
  • Não acrescente sal na salada e nos alimentos servidos em restaurantes ou até mesmo em casa, festas, pois eles já foram acrescidos de sal durante a preparação.
Reduzir o consumo de sal não é uma tarefa fácil, mas é fundamental para a saúde e para a prevenção de doenças. Faça aos poucos! Todos os hábitos que nós temos, somos nós mesmos que formamos, reduzir o consumo de sal é persistência e a criação de um hábito novo. Tente e seja mais saudável!

Consulta: 1. Guia alimentar para a população brasileira : promovendo a alimentação saudável /Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Coordenação-Geral da Política de Alimentação e Nutrição. – Brasília: Ministério da Saúde, 2005.2. http://www.hsph.harvard.edu/nutritionsource/salt/

Nenhum comentário:

Postar um comentário