quinta-feira, 5 de abril de 2012

Nutrição e Câncer

Câncer é o nome dado a um conjunto de mais de 100 doenças que têm em comum o crescimento desordenado de células, que invadem tecidos e órgãos. Dividindo-se rapidamente, estas células tendem a ser muito agressivas e incontroláveis, determinando a formação de tumores malignos, que podem espalhar-se para outras regiões do corpo (INCA). As causas de câncer são variadas, podem ser externas  (hábitos, costumes, sociedade) ao ambiente e internas (genéticas).

Os cânceres de maior incidência no mundo são mama, pulmão, próstata e colorretal. No Brasil, são os cânceres de mama, colo do útero e colorretal para mulheres e próstata, pulmão, traqueia, brônquios e colorretal para homens.  

80% a 90% dos cânceres estão relacionados aos fatores ambientais e 35% dos mesmos relacionam-se à dieta, aos hábitos alimentares. Desta forma, podemos concluir que a maioria dos cânceres são preveníveis, e além disso, 90% são tratáveis, o grande problema é que os sintomas costumam aparecer na fase avançada da doença gerando um diagnóstico tardio.

A dieta pode ser conter tanto inibidores, como intensificadores do câncer.  Como intensificadores de câncer, temos: 
  • Dieta rica em gordura pode estar relacionada com alguns cânceres como mama, cólon, pulmão e próstata.
  • O consumo de bebidas alcoólicas está relacionado com os cânceres de boca, faringe, laringe, esôfago, fígado, colorretal e mama.
  • O consumo excessivo de carnes também está relacionado com o aumento de câncer de colorretal esôfago, pulmão, pâncreas, endométrio.
  • O consumo de pimenta está relacionado com o câncer de estômago 

Como dieta inibidora do câncer podemos destacar:
Cuide bem da sua alimentação, ela é a sua saúde. É através da alimentação que prevenimos as doenças, aumentamos a nossa expectativa de vida e ganhamos qualidade de vida. Afinal, você é o que você come!

Consulta: http://www2.inca.gov.br/wps/wcm/connect/cancer/site/oquee
2011 Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva/ Ministério da Saúde.  Estimativa de câncer no Brasil – 2012.
Krause.  Alimentos, Nutrição e Dietoterapia. 2010
Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Instituto Nacional de Câncer. Coordenação de Prevenção e Vigilância de Câncer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário