quinta-feira, 12 de abril de 2012

Nutrição para os Idosos

A Organização das Nações Unidas (ONU) considera um paciente idoso com idade maior ou igual a 65 anos para países desenvolvidos e idade maior ou igual a 60 anos para países em desenvolvimento. A expectativa de vida é maior em mulheres (69,5 anos) do que em homens (65 anos). Até 2025, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), o Brasil será o sexto país com maior número de idosos do mundo.

O Envelhecimento é caracterizado pela perda progressiva da funcionalidade e da capacidade de homeostase do nosso organismo, que vem acompanhado de uma série de alterações fisiológicas.
A Nutrição é uma área que pode ser afetada nesta idade, pois muitos idosos apresentam uma diminuição do apetite, dificuldade de mastigação pelo uso de dentadura, depressão, deficiências físicas e cognitivas, doenças crônicas e limitações diárias.

A perda do paladar e do olfato diminuem o interesse do idoso pela comida, por isso, é muito importante acrescentar temperos, oferecer alimentos coloridos e variados para melhorar o sabor e a aparência dos alimentos e assim fazer com que o idoso tenha mais prazer e aceite melhor a alimentação. O uso de dentadura prejudica a mastigação, e também é importante, na hora de preparar os alimentos, proporcionar uma dieta com textura adequada, evitando os alimentos duros e viscosos que dificultam a mastigação e a deglutição.  


O consumo excessivo de calorias aumenta muito o risco de obesidade, doenças crônicas e deficiências durante o processo de envelhecimento. Dietas ricas em gordura (saturada) e sal, pobres em frutas e legumes/verduras e que suprem uma quantidade insuficiente de fibras e vitaminas, combinadas ao sedentarismo, são os maiores fontes risco de problemas crônicos, como diabete, doenças cardiovascular, pressão alta, obesidade, artrite e alguns tipos de câncer. O consumo inadequado de cálcio e vitamina D está associado à perda da densidade óssea durante a velhice, o aumento de fraturas e dores, e debilita, principalmente, as mulheres idosas.  

A hidratação, consumo de água, também merece atenção, pois a maioria dos idosos não sentem sede e tem um aumento de produção de urina à noite. A baixa ingestão de água nesta idade pode prejudicar o funcionamento do organismo, do rim, pode aumentar o risco de obstipação e causar desidratação. Algumas dicas que podem estimular o consumo de água:
  • Colocar ervas frescas, como hortelã, manjericão ou alecrim na água, para melhorar o sabor e ficar uma bebida refrescante.
  • A água de coco é uma das bebidas que podem substituir a água, pois contém poucas calorias e é rica em sais minerais como o sódio e o potássio.
  • Aumentar o consumo de frutas, pois contêm cerca de 80% de água em sua composição. Sucos naturais também são uma boa opção desde que não se adoce com açúcar para evitar o excesso de carboidratos.

A vitamina B12 também merece atenção, estima-se que de 10 a 15% dos idosos tenham deficiência desta vitamina. A deficiência desta vitamina pode causar anemia e suas principais fontes são as carnes. A gastrite e a diminuição da produção de ácido clorídrico nesta população pode diminuir a absorção de vitamina B12. A deficiência desta vitamina foi relacionada em alguns estudos com o aumento do risco de Alzheimer e demência.

Ácido Fólico, vitamina B6, ferro também tem uma absorção prejudicada. O cálcio e vitamina D podem ajudar a prevenir a osteoporose. A vitamina D é importante para o metabolismo do cálcio. Pouca exposição ao sol aliada a problemas de consumo na alimentação podem deixar o idoso deficiente desta vitamina . Alimentos ricos em vitaminas (A e C) e minerais (zinco, cobre e selênio) vão agir como antioxidantes e ajudar o organismo a lutar contra os radicais livres de oxigênio, responsáveis por diversas alterações nas células do corpo, principalmente as que levam ao seu envelhecimento. 

Dicas importantes:
  • Mantenha um  peso saudável
  • Reduza o consumo de sal
  • Utilize temperos naturais, como o orégano, salsinha e cebolinha
  • Evita bebidas alcoólicas
  • Evite o consumo de açúcares e doces, prefira as frutas
  • Reduza o consumo de alimentos ricos em gorduras, como as frituras
  • Consuma 5 porções de frutas por dia
  • Mantenha um consumo adequado de cálcio com leites, iogurtes e queijos
  • Melhore o sabor e as aparências dos alimentos para torná-los mais saborosos e apetitosos
 Fique atento às alterações fisiológicas nesta fase e previna as deficiências nutricionais. Confira na próxima postagem a pirâmide alimentar para idosos.
  
Consulta: 1. Annu Rev Nutr. 1999;19:357-77.Vitamin B12 deficiency in the elderly.Baik HW, Russell RM.2.WORLD HEALTH ORGANIZATION. Envelhecimento ativo: uma política de saúde / World Health Organization; tradução Suzana Gontijo. Brasília: Organização Pan-Americana da Saúde, 2005. 60p. 3. MORIGUTI, J. C. et al. Nutrição no idoso. In: Antonio Carlos Lopes; Vicente Amato Neto. (Org.). Tratado de Clínica Médica. 1 ed. São Paulo - SP: Roca Editora, 2006, v. 3, p. 4281-4292. 4.DRUMMOND, K. E. ; BREFERE L. M. Nutrition for foodservice and culinary professionals. Wiley. USA. 2000. p. 368, 447,448

Nenhum comentário:

Postar um comentário