sexta-feira, 13 de abril de 2012

Pirâmide Alimentar para Idosos

A Pirâmide Alimentar para Idosos foi publicada em 2008 nos Estados Unidos, baseada nas diferentes necessidades nutricionais desta população. Além de destacar a importância da alimentação equilibrada e variada, esta pirâmide também enfatiza a importância da atividade física, psíquica e social.
Os idosos apresentam uma diminuição no gasto energético total, pois eles diminuem as suas atividades físicas e também tem uma diminuição do metabolismo basal, eles necessitam de menos calorias, porém a mesma quantidade de nutrientes, incluindo as vitaminas, minerais e proteínas. 
As principais recomendações da Pirâmide Alimentar são:
  • Consumo de grãos integrais, cereais, como arroz integral e pão de trigo 100% integral. 
  • Legumes coloridos, como cenoura e brócolis.
  • Frutas coloridas, como amoras e melão
  • Produtos com baixo teor de gordura como os produtos lácteos, iogurte e leite com baixo teor de lactose (desnatados)
  • Feijão e nozes, peixe, aves, carnes magras e ovos.
  • Óleos vegetais, como o azeite de oliva.
  • Consumo de líquidos, como água e sucos naturais.
  • Atividade física, trabalho em casa, caminhadas, trabalhar no quintal
A prática de atividade física regular foi indicada nesta pirâmide, pois está relacionada com a diminuição do risco de doenças crônicas, menor peso corporal e aumento da qualidade de vida. Isso é muito importante, pois a obesidade na terceira idade está crescendo.

Os criadores da pirâmide também indicam a compra de frutas e legumes embalados ou congelados, pois é mais fácil de preparar e pode ser armazenado mais tempo na geladeira.
O aumento do consumo de fibras também é importante e pode ser adquirido através dos alimentos integrais, frutas e legumes.

Na terceira idade temos um desequilíbrio na necessidade de líquidos e na sede que sentimos, ou seja, temos menos sede e não conseguimos beber a quantidade de água que precisamos, por isso é recomendado o consumir água várias vezes ao dia, mesmo sem sentir sede e consumir frutas e legumes com maior quantidade de água, como o melão, melancia, alface.

A suplementação de cálcio, vitamina D e vitamina B12 pode ser recomendada, pois muitos idosos não conseguem atingir as necessidades destes nutrientes somente com a alimentação, mas a preferência será sempre adquirir os nutrientes na forma de alimentos, ao invés da suplementação.

Confira a pirâmide:


Consulta: Lichtenstein AH, Rasmussen H, Yu WW, Epstein SR, Russell RM. Modified MyPyramid for Older Adults. J Nutr. 2008; 138:78-82.

3 comentários:

  1. Esta pirâmide é muito útil! Muito obrigada pela informação.

    ResponderExcluir
  2. Esta página contém ótimas informações, que inclusive deveriam chegar a todos os brasileiros, desde crianças até idosos. Porém algo não ficou muito claro no contexto da definição de atividade física descrita no informativo: 'o que seria "trabalhar no quintal"?'

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Joabh,

      Obrigada pelos comentários. Como esta pirâmide é americana e a maioria dos americanos vivem em casas, trabalhar no quintar seria molhar as plantas, plantar flores, podar as plantas, limpar o pátio, cortar a grama.
      Para quem mora em apartamento, eu recomendo sempre ter vazos de flores e temperos plantados em vazos para ter alguma atividade em casa e contato com a natureza.

      Excluir