sexta-feira, 11 de maio de 2012

Alzheimer na Terceira Idade

A Doença de Alzheimer (DA) é o tipo de demência mais comum na terceira idade. A DA é uma doença degenerativa que acomete o cérebro, comprometendo principalmente funções corticais superiores como a memória, o pensamento, a linguagem e o julgamento crítico. A sua evolução compromete não apenas o idoso, mas também a sua família e a comunidade em que ele vive. 

Os pacientes com DA têm uma perda progressiva da memória, dificuldade de concentração, as atividades diárias ficam cada vez mais difíceis, oscilações de humor, apatia profunda, crises de medo,  muitos pacientes ficam deprimidos, complicações nutricionais,  o paciente também pode apresentar limitações físicas, perda de autonomia e dependência.

O diagnóstico é feito pela demonstração dos déficits psíquicos e cognitivos através de testes específicos: ¨Mini-Mental Status Examination¨, Teste do relógio de Shulman e a Escala de Demência de Blessed entre outros.
Muitos pacientes com Alzheimer apresentam um desequilíbrio do estado nutricional, que pode levar a perda de peso e a desnutrição. A perda de peso pode ser encontrada na fase inicial da doença e auxiliar no diagnóstico. Este comprometimento nutricional está relacionado com a atrofia do córtex temporal mediano e elevado gasto energético, levando a redução da massa muscular, perda da autonomia e dependência funcional, além de riscos de quedas, úlceras de decúbito e infecções. Estes pacientes também apresentam dificuldade de mastigação e deglutição, desordens comportamentais, lentidão nas refeições e diminuição da ingestão alimentar.

A anorexia também pode ocorrer nos estágios mais avançados da DA e influenciar na perda de peso. A anorexia pode estar relacionada com a diminuição do paladar e do olfato, aumento da saciedade, diminuição do apetite e alterações de neurotransmissores.  

O uso de suplementos alimentares e a nutrição enteral (alimentação através de sonda) devem ser utilizados quando necessário. A consistência da alimentação também deve ser considerada, pois os pacientes que apresentam dificuldade de deglutição podem aspirar a alimentação e desenvolver uma pneumonia, o alimento pode ir direto para o pulmão e causar infecção. Muitos pacientes acabam utilizando uma alimentação pastosa, pois é mais fácil de deglutir e o risco de aspiração é menor. 

A obstipação (prisão de ventre) é muito comum e pode ser melhorada com a ingestão hídrica, consumo de frutas, verduras, fibras e batidas laxativas. Alguns pacientes necessitam de medicação.

Familiares e cuidadores desses pacientes devem estar bem treinados e informados sobre a doença e sua evolução, tipo de tratamento e principalmente as dificuldades e limitações diárias, visando melhorar os sintomas e a progressão da doença, bem como proporcionar a eles bem estar e qualidade de vida.  

Confira no próximo post dicas nutricionais na DA.

Consulta: 1. Estado Nutricional na Doença de Alzheimer. Rev Assoc Med Bras 2009; 55(2): 188-91. 2. Relatório sobre a Doença de Alzheimer no Mundo. 2009. 3. Gillete-Guyonnet S, Nourhashémi F, Andrieu S, Glisezinski I, Ousset PJ, Rivière D, et al. Weight loss in Alzheimer disease. Am J Clin Nutr. 2000;71(Suppl):637S-42S.

Nenhum comentário:

Postar um comentário