sexta-feira, 25 de maio de 2012

Composição Coporal: interpretando os resultados

Gordura: é a porcentagem de gordura da pessoa.

Peso da Gordura: é o peso de gordura da pessoa, em Kilogramas.

TMB: taxa metabólica basal. É a quantidade de calorias que a pessoa gasta por dia (24 hs.) em situação basal, ou seja, deitado, sem atividade física nem mental, na termoneutralidade. A taxa metabólica basal é proporcional à massa magra: quanto mais massa magra a pessoa tiver, mais calorias ela gastará em repouso.

Peso da Massa Magra: é a quantidade de músculos, ossos e órgãos (vísceras) do organismo.

Água Corporal Total: É quantidade total de água, em litros, que a pessoa tem no corpo. Os níveis normais de hidratação indicam que indivíduos de ambos os sexos devem  apresentar entre 69% a 75% de água na massa magra. Índices de água na massa magra acima de 75% podem indicar retenção hídrica, enquanto que índices abaixo de 69% podem indicar desidratação, eventualmente devido às seguintes causas:
·         Consumo de álcool
·         Uso de medicação diurética
·         Ingestão de cafeína ou refeição pesada
·         Atividade física intensa
·         Hiper ou hipotermia

Quando a hidratação da massa magra estiver abaixo de 69%, ocorre uma leitura de Bioresistência acima dos valores normais, podendo levar a uma superestimativa da gordura percentual em até 5%. Em relação ao peso corporal total, os indivíduos do sexo masculino geralmente apresentam índices de  hidratação entre 50% e 60%, enquanto que as mulheres possuem normalmente entre 45% e 60% do seu peso corporal em água.

Bioresistência: A Bioresistência é a oposição à passagem da corrente elétrica oferecida pela gordura do interior da célula (adipócito).

Reatância: A Reatância é a oposição à passagem da corrente elétrica oferecida pela membrana celular, cuja natureza é lipo-proteica. Portanto, a fina camada de gordura presente na membrana celular oferece uma pequena oposição à corrente elétrica, que é a Reatância.

Índice da Massa Corporal: O Índice de Massa Corporal é a divisão do peso corporal (Kg.) pela estatura (m²), sendo um parâmetro importante na relação entre excesso de peso e doenças crônico-degenerativas. O IMC não é impresso no relatório.

Consulta: Biodynamics 310. Manual de Instrução.

Um comentário:

  1. Seria interessante colocar parâmetros ou exemplos para bioresistência e reatância. Não ficou muito claro para leigos o que significa. Já para Água Corporal Total ficou bem explicado!

    ResponderExcluir