sexta-feira, 4 de maio de 2012

Pão Integral sem Lactose e sem Glúten

A nutrição funcional utiliza dietas sem glúten e sem leite para adiquirir benefícios para a saúde e manter o corpo em equilíbrio. Estes dois alimentos causam desequilíbrio no nosso organismo quando utilizados de forma crônica, pois aumentam a inflamação, aumentam o risco de doenças crônicas e alergias,  diminuem a absorção de nutrientes, vitaminas, minerais e alteram a nossa flora e a integridade intestinal. Porém, é muito difícil encontrarmos alimentos sem glúten e sem leite no supermercado, só encontramos estes produtos em lojas especializadas e além disso, estes produtos são muito caros e fica muito difícil manter uma dieta mais saudável. 
Elaborei uma receita de pão sem glúten e sem lactose, super prático, rápido e fácil de fazer. Fica uma delícia, o ideal é  que o pão seja consumido bem quentinho. 

Ingredientes:
6 colheres de sopa de farinha de arroz integral
2 colheres de sopa de amido de milho
1,5 colheres de sopa de polvilho doce
1 copo de água bem morna
1 colher de sopa cheia de fermento biológico seco
1 ovo
1 colher de sopa de óleo de canola
2 colheres de sopa de farinha de feijão
1 colher de sopa de fécula de batata
2 colheres de sopa de quinoa
1 colher de sopa de frutose (açúcar natural 100% frutose)
1/2 colher de sopa de sal
Os ingredientes são encontrados nos mercados públicos e em lojas de produtos naturais.
Modo de preparo:
Bata no liquidificador a água morna com o fermento. Depois acrescente os demais ingrediente e bata tudo no liquidificador.  A massa fica cremosa, pastosa. Deixe crescer no liquidificador por 20 minutos. Unte uma forma (33x13), coloque a massa e acrescente a quinoa por cima. Coloque no forno frio e deixe cozinhar por 40 minutos (230 graus).

Você pode consumir o pão com geléia de fruta natural, tofu, tahine.
A farinha de arroz integral pode ser substituída por farinha de arroz normal. A fécula de batata ou a farinha de feijão também podem ser substituídas por fécula de mandioca.




Um comentário:

  1. Eu fiz a sua receita, mas o pão por dentro ficou cru. Acho que a alta temperatura é que prejudicou o cozimento da massa. Acredito que deixar o forno pré-aquecer e depois assar temperatura média (200 graus) seria mais adequado. Se tivesse ficado pelo menos solado daria para comer. ��

    ResponderExcluir