domingo, 6 de maio de 2012

Saiba mais sobre a sensibilidade ao Glúten

O glúten é uma proteína encontrada nos cereais, como o trigo, a cevada, e o centeio. O glúten é encontrado na maioria dos alimentos que consumimos. Conheça as 3 condições de sensibilidade causadas pelo consumo de glúten:

Alergia ao glúten 
A alergia ao glúten pode provocar prurido, coriza, água nos olhos, chiado, erupção cutânea,  ou diarréia que aparece rapidamente após a ingestão do glúten.
A eliminação do glúten da dieta eliminará estes sintomas.  

Intolerância
A intolerância pode provocar dor de barriga, diarréia, eczema, prurido, inchaço, dor muscular, fadiga, mal absorção, dor de cabeça. O diagnóstico da intolerância ao glúten é feito através de um exame com anticorpos.

Doença Celíaca
Existem 3 tipos de doença celíaca, a clássica, a não clássica e a assintomática. As pessoas com doença celíaca que consomem glúten sofrem uma reação imunológica no intestino, causando danos à superfície interna do intestino delgado e uma incapacidade para absorver determinados nutrientes. A doença celíaca pode causar dor abdominal, diarréia, fadiga, anemia, irritabilidade, depressão, dores musculares, problemas ósseos (osteoporose), neuropatia, erupção cutânea, perda de peso, inchaço, fezes fétidas e acizentadas que podem conter gordura. A diminuição da absorção de nutrientes (má absorção) também ocorre e pode causar deficiências de vitaminas e minerais e o mal funcionamento do cérebro, sistema nervoso periférico, ossos, fígado e outros órgãos vitais. O diagnóstico pode ser feito através do exame de sangue e endoscopia digestiva alta com biópsia do intestino delgado.
A doença celíaca não tem cura. O tratamento é a retirada total do glúten da dieta.
Saiba mais: http://www.acelbra.org.br/2004/doencaceliaca.php 

Nenhum comentário:

Postar um comentário