domingo, 3 de junho de 2012

Analisando a composição do Wake Toffee

Depois do post "Como ler o rótulo dos limentos", vamos avaliar a composição nutricional do produto Wake Toffee da Melitta.

Veja a composição, os prós e os contras:
Prós
Cada porção contém 155 calorias, é um valor calórico que pode ser consumido nos lanches, e até mesmo como uma bebida no café da manhã. A quantidade de proteína é razoável para o tipo de alimento. Tem 1g de fibra (lembre-se devemos consumir no mínimo 25g por dia), é um benefício, mas a quantidade é pequena. Contém 113mg de cálcio, uma quantidade significativa, pois nossa necessidade varia entre 800 a 1100mg.

Contras
Contém 27g de carboidrato, o rotulo não informa o tipo de carboidrato, mas por ser uma bebida doce, podemos concluir que tem grande quantidade de açúcar, neste caso, devemos tomar cuidado e consumir este alimento com moderação, não deve ser utilizado diariamente.  Tem sódio (em torno de 10% da nossa necessidade), considero este quantidade alta pensando nos demais alimentos que consumimos durante o dia que também tem sódio. Não contém minerais e vitaminas.   

Conclusão: é um alimento prático, que pode ser utilizado eventualmente como um lanche rápido e antes da prática de atividade física para dar energia. Não é um alimento saudável, pois mesmo contendo carboidrato, proteína, gordura e calcio não contém vitaminas e os demais minerais. Além disso, se consumido em excesso e dependendo do resto da alimentação pode provocar aumento de peso por possuir grande quantidade de açúcar. Reprovado!

Um comentário: