quarta-feira, 13 de junho de 2012

Idosos e Atividade Física

O aumento da expectativa de vida é um fenômeno mundial e com isso cresce a busca por qualidade de vida  e saúde na terceira idade.
A prática regular de atividade física promove a melhora funcional, aumenta a mobilidade, melhora a atividade social, aumenta a disposição e a resistência e minimiza as restrições causadas pelo envelhecimento.  
O exercício físico também melhora o perfil lipídico, melhora a glicemia e a pressão arterial, melhora a composição corporal, a circulação, a função pulmonar e cardíaca.
Transformar a prática diária de atividade física em um hábito de vida traz auto-estima, confiança, independencia e qualidade de vida. As pessoas com doenças crônicas como Alzheimer, Parkinson, esclerose, diabetes também se beneficiam.  

É importante a realização de um exame médico antes de iniciar a prática de exercício físico.

Dicas importantes:
  • Procure se exercitar com as atividades diárias, como subir de escada, lavar louça, caminhar no jardim, plantar e molhar as flores, ir ao mercado ou a padaria a pé e cozinhar.  
  • Acorde cedo e mantenha-se ocupado durante o dia, faça uma programação semanal para você ter atividade durante toda a semana.
  • Convide seus amigos para um café com bolo de cenoura na sua casa. Dê boas gargalhadas, conte histórias da sua infância e piadas. 
  • Frequente os parques públicos, conheças e participe das atividades para terceira idade do seu bairro.
  • Deixe a preguiça de lado e seja feliz.  
  • Consulte uma nutricionista para fazer um cardápio individualizado, saudável e nutritivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário