sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Frutose para Adoçar: Recomendo!

A frutose é um açúcar obtido através das frutas e milho. O poder de adoçar os alimentos é maior do que o açúcar convencional (sacarose) e o gosto é semelhante. O excesso do sacarose está associado com o aumento da obesidade, câncer, doenças cardiovasculares, dislipidemias.

Para quem busca uma alimentação mais saudável, a frutose é uma excelente opção para substituirmos a sacarose e até mesmo o adoçante, que também pode ter um efeito tóxico no nosso organismo. A frutose possui baixo índice glicêmico e pode ser consumida por diabéticos. 
  
Ele pode ser utilizado para adoçar bebidas, frutas menos doces, sobremesas, cafés, chás. É uma opção mais saudável. 1 colher de chá contém 20 calorias.  

A frutose pode ser encontrada em lojas de produtos naturais, mercado público. O grande inconveniente é que a frutose é cara, 1 pacote de 500g custa em média entre R$15,00 a R$20,00.

O consumo de frutose deve ser feito com moderação. Consumo no máximo 1 colher de sobremesa por dia. O excesso pode causar aumento de peso e aumento da glicemia. Consulte uma nutricionista.

Consulta:
Barreiros RC, Bossolan G, Trindade CEP. Frutose em humanos: efeitos metabólicos, utilização clínica e erros inatos associados. Rev. Nutrição 2005; 18: 377-89.


Nenhum comentário:

Postar um comentário