quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Nutrientes Funcionais na Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA)

Li um artigo que fala do papel de alguns nutrientes na esclerose lateral amiotrófica. Nem todos os estudos realizados com estes nutrientes obtiveram resultados positivos. Ainda são necessários mais estudos para comprovarmos os benefícios destes nutrientes. São alternativas que devemos avaliar para buscar um melhor tratamento para a ELA.  

Vitamina E - a deficiência pode estar relacionada com o aumento de ELA. Pode auxiliar na diminuição dos sintomas e diminuir a progressão da ELA, pode ter uma ação de neuroproteção. Deficiência pode estar relacionada com doenças motoras. Uso por mais de 10 anos reduziu a mortalidade por ELA.  A suplementação diminui o risco de desenvolver ELA.

Vitaminas do Complexo B (ácido fólico, B12, B6) – pacientes com ELA tem níveis altos de homocisteína, estas vitaminas auxiliam na conversão de homocisteína em metionina, reduzindo os níveis de homociteína.

Zinco - atividade antioxiadante, pode ter um efeito benéfico com dose baixa. Doses altas de zinco diminuem a sobrevida nestes pacientes

Creatina - pode ter uma atividade de neuroproteção, pode diminuir os sintomas e  aumentar a sobrevida.

Coenzima Q10 – participa do transporte de elétrons na mitocôndria. As doses 1200 a 3000mg/dia foram bem toleradas sem efeito colateral. Alguns pacientes com ELA tem coenzima Q10 oxidada elevada e aumento de radicais livres.

Ácido Alfa Lipóico – antioxidante, co-fator das enzimas na mitocôndria, pode aumentar a sobrevida, diminuir a perda de peso e retardar o enfraquecimento motor.

L-Carnitina – participa da oxidação de ácidos graxos na mitocôndria. A administração precoce retarda o aparecimento dos sintomas. Pode diminuir os sintomas motores, melhorar da função motora. O tratamento subcutâneo com L carnitina pode aumentar a sobrevida.

N acetil cisteína – pode melhorar a sobrevida e diminuir os sintomas.

Este texto é apenas informativo.
Consulte uma nutricionista antes de iniciar qualquer suplementação.
Consulta:

Nenhum comentário:

Postar um comentário