quinta-feira, 4 de outubro de 2012

O que são alimentos orgânicos?

Cada vez mais vem crescendo a produção e a procura por produtos orgânicos no Brasil. Eu sempre recomendo e procuro utilizar estes produtos. Nem sempre é fácil de encontrá-los e além disso, o custo é elevado. Acredito que com o passar do tempo os produtos orgânicos terão um custo reduzido e serão mais facilmente encontrados.

Os produtos orgânicos não oferecem benefícios somente para a nossa saúde, eles se preocupam com o ecossistema, com a natureza, com a economia e com sustentabilidade.
Todos os produtos orgânicos devem ser certificados por um organismo reconhecido. Fique atento a certificação na embalagem dos produtos.  

Veja a definição de produtos orgânicos:

"Considera-se sistema orgânico de produção agropecuária todo aquele em que se adotam técnicas específicas, mediante a otimização do uso dos recursos naturais  e  socioeconômicos  disponíveis  e  o  respeito  à  integridade  cultural  das comunidades rurais, tendo por objetivo a sustentabilidade econômica e ecológica, a maximização dos benefícios sociais, a minimização da dependência de energia não-renovável,  empregando,  sempre  que  possível,  métodos  culturais,  biológicos  e mecânicos, em contraposição ao uso de materiais sintéticos, a eliminação do uso de organismos geneticamente modificados e radiações ionizantes, em qualquer fase do processo  de  produção,  processamento,  armazenamento,  distribuição  e comercialização, e a proteção do meio ambiente".

A finalidade de um sistema de produção orgânico é: 

I - a oferta de produtos saudáveis isentos de contaminantes intencionais; 
II  -  a  preservação  da  diversidade  biológica  dos  ecossistemas  naturais  e  a  recomposição ou incremento da diversidade biológica dos ecossistemas modificados em que se insere o sistema de produção; 
III - incrementar a atividade biológica do solo; 
IV  -  promover  um  uso  saudável  do  solo,  da  água  e  do  ar;  e  reduzir  ao  mínimo
todas  as  formas  de  contaminação  desses  elementos  que  possam  resultar  das práticas agrícolas; 
V - manter ou incrementar a fertilidade do solo a longo prazo; 
VI - a reciclagem de resíduos de origem orgânica, reduzindo ao mínimo o emprego de recursos não-renováveis; 
VII  -  basear-se  em  recursos  renováveis  e  em  sistemas  agrícolas  organizados localmente; 
VIII - incentivar a integração entre os diferentes segmentos da cadeia produtiva e  de  consumo  de  produtos  orgânicos  e  a  regionalização  da  produção  e  comércio
desses produtos; 
IX - manipular os produtos agrícolas com base no uso de métodos de elaboração cuidadosos,  com  o  propósito  de  manter  a  integridade  orgânica  e  as  qualidades vitais do produto em todas as etapas. 

SAIBA MAIS SOBRE OS PRODUTOS ORGÂNICOS NA CARTILHA DO MINISTÉRIO DA SAÚDE:  http://www.organicsnet.com.br/wp-content/uploads/cartilha-mapa.pdf

Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário