segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Benefícios das frutas

As frutas são excelente fonte de fibras, vitaminas, minerais e antioxidantes. Devemos consumi-las diariamente, pois além de fornecer nutrientes, elas auxiliam na prevenção de várias doenças, manutenção de um peso adequado e promoção da saúde.  Elas nos protegem contra doenças cardiovasculares, vários tipos de câncer, obesidade, envelhecimento, diabetes, dislipidemias, prisão de ventre, deficiências de vitaminas e minerais, melhoram a respiração, função pulmonar, pele, cabelos e unhas. Elas também são ótimas no verão para auxiliar na hidratação.

A recomendação de consumo para frutas é de no mínimo 3 porções por dia. Devemos variar diariamente os tipos de frutas consumidas para adquirir todas as vitaminas, minerais e os benefícios diversos que elas proporcionam.

Sugestão:
Café da Manhã 07:00 – 1 fatia de melão
Lanche da Manhã 10:00 – 1 banana
Lanche da Tarde 15:00 – 10 morangos
Ceia 21:00 – 1 fatia de abacaxi  

Conheça os benefícios de algumas frutas:

Mamão – melhora a função intestinal, ideal consumi-lo no café da manhã. Alguns estudos demonstraram que o mamão pode reduzir o risco de câncer de cólon.

Laranja, limão, acerola, morango, goiaba, kiwi, mamão – contém vitamina C que auxilia na síntese de colágeno, cicatrização de feridas e imunidade. Também protege contra toxicidade de metais pesados.  Aumenta a absorção de ferro.

Abacate – contém vitamina E, que é um importante antioxidante contra o estresse. Também contém gorduras saudáveis que diminuem o colesterol ruim e protegem contra doenças cardiovasculares.

Melancia, laranja, manga, ameixa, mamão – contém carotenóides que protegem contra o câncer, aumentam a imunidade, protegem contra catarata e doenças oculares.

Banana, melão, maracujá, abacate – são fontes de potássio, auxiliam no controle da pressão arterial, na fadiga muscular e cãibras.

Abacaxi – auxilia na digestão, diurético, contra tosse e bronquite, contra gases intestinais. Também auxilia nas dietas de emagrecimento.

Uva – a uva contém um fitoquímico conhecido como resveratrol. O resveratrol protege contra doenças cardiovasculates e infarto, diminui o colesterol, alguns estudos demonstraram que o resveratrol pode aumentar a expectativa de vida e prevenir o envelhecimento.  

Consulta:
Guia Alimentar para a População Brasileira. Ministério da saúde. 2006.

Nenhum comentário:

Postar um comentário