segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Os benefícios do ovo

Por muito tempo o ovo foi considerado um grande vilão para a saúde e principalmente para o colesterol. O ovo é um excelente alimento e devemos consumí-lo semanalmente. Os ovos são uma excelente fonte de proteínas de alto valor biológico e contém gorduras saudáveis, como a gordura monoinsaturada e a polinsaturada, elas ajudam a limpar a gordura das artérias, protegem o nosso coração de doenças cardiovasculares, infarto e derrame. 

Além disso o ovo também contém vitaminas do complexo B, vitamina A, cálcio, vitamina D, ferro, ácido fólico, colina e antioxidantes. A colina, as vitaminas do complexo B e o ácido fólico são importantes para o sistema nervoso central. A colina aprimora as funções cerebrais e auxilia na prevenção de doenças neurodegenerativas. Um estudo demonstrou que o consumo de ovo pode estar relacionado com uma maior saciedade e menor ansiedade.

O ovo contém carotenóides (luteína e xantina), estes compostos antioxidantes auxiliam na prevenção da degeneração macular, que é a principal causa de cegueira em idosos, eles também auxiliam na prevenção da catarata.

O ovo aumenta o colesterol?
Os estudos mais recentes demonstraram que não existe esta relação. O ovo não aumenta o colesterol e não aumenta o risco de doenças cardiovasculares. A influência que o ovo tem no colesterol é mínima e não é significativa. Bem pelo contrário, o ovo auxilia na redução do colesterol ruim e limpa as artérias, além de ter outras funções benéficas para o nosso organismo.  Pessoas com colesterol devem controlar o consumo de carnes, frituras e doces e consumir mais frutas, legumes e fibras.

Composição Nutricional do ovo (galinha) cozido: 
Calorias - 146g
Proteínas - 13,3g
Carboidrato - 0,6g
Cálcio - 42mg
Colesterol - 397mg
Gordura - 9,5g
Saturada - 2,9g
Monoinsaturada - 3,8g
Polinsaturada - 1,1g

O ovo é ótimo para substituir a carne, é mais saudável e mais fácil de digerir. Evite misturar o ovo e a carne na mesma refeição.
Sugiro o consumo de de até 5 ovos por semana. Prefira os ovos orgânicos.

Consulta: 
Tabela brasileira de composição de alimentos / NEPA-UNICAMP. Versão II. - 2. ed. - Campinas, SP: NEPA-UNICAMP, 2006. 
Ovo: Conceitos, análises e controvérsias na saúde humana. ARCHIVOS LATINOAMERICANOS DE NUTRICION. Vol. 56  Nº 4, 2006. Disponível: http://www.alanrevista.org/ediciones/2006-4/pdf/ovo.pdf
Introduction: nutritional and functional roles of eggs in the diet. J Am Coll Nutr. 2000 Oct;19(5 Suppl):495S-498S. Disponível: http://www.jacn.org/content/19/suppl_5/495S.long

Nenhum comentário:

Postar um comentário