domingo, 20 de janeiro de 2013

Obesidade Infantil


1 em cada 3 crianças entre 5 e 9 anos crianças está acima do peso no Brasil e esta incidência é maior nos meninos do que nas meninas. Nos jovens (grupo de 10 a 19 anos) a  incidência é de 21,5%, podendo chegar a 27% na região sudeste. O excesso de peso é mais comum em regiões urbanas e industrializadas, pois as crianças destas regiões tem vida mais sedentária, muitas horas na frente do computador ou da televisão e mais acesso aos alimentos fast food e industrializados.

O processo de sobrepeso e obesidade inicia muito antes da criança nascer. Os pais exercem uma influência muito forte neste processo. A alimentação dos pais,  pais obesos, amamentação, a introdução de alimentos, como foi o nascimento desta criança, algum tipo de infecção durante a gestação, a má alimentação na gestação ou falta de alimentos, falta de atividade física, hábitos alimentares da família e muitas horas na frente da TV podem influenciar a obesidade infantil. Crianças amamentadas de forma exclusiva até os 6 meses de idade têm menos chance de serem obesas. Os cuidados relacionados com a saúde devem começar com os pais, para eles terem uma criança saudável, eles precisam ser saudáveis também. 

A alimentação da criança deve ser igual a alimentação da família respeitando a fase em que a criança se encontra. Os alimentos como feijão, arroz, frutas, legumes, carnes devem ser os mesmo e quantidades devem ser diferentes,  por que as necessidades de energia, proteína, carboidrato, gordura, vitaminas e minerais são diferentes entre estes grupos. A alimentação da criança deve ser de 3 em 3 horas como a do adulto.

Se a criança estiver em uma família com histórico de obesidade, maus hábitos alimentares e sedentarismo, ela com certeza irá adquirir estes maus hábitos e se tornará obesa como os pais. A oferta e o tipo de alimento servido nas escolas também influencia os hábitos da criança. 

Além da alimentação, a prática de atividade física também é fundamental para a prevenção e para o tratamento da obesidade.  A criança pode escolher a atividade que ela mais se identifique e tenha interesse em fazer. As mais interessantes são as com maior gasto de energia como natação, futebol, basquete, tênis, dança, corrida, artes maciais.  

O tratamento da obesidade infantil deve ser feito por uma equipe multidisciplinar: pediatra, nutricionista, endocrinologista, psicóloga. Este acompanhamento multidisciplinar é importante, pois ele aborda a criança de todas as formas e tem mais chances de ter sucesso. A educação alimentar e o tratamento devem contemplar a família da criança. 

Dicas Importantes: 
  • A criança deverá aumentar as atividades físicas, diminuir o consumo de alimentos industrializados, doces, frituras, refrigerantes e aumentar o consumo de frutas, verduras, e alimentos integrais.  

  • Além disso, se for uma família obesa, com maus hábitos, é necessário tratar toda a família, não somente a criança.

  • A escola tem um papel fundamental em oferecer alimentos mais saudáveis nas cantinas e também fazer atividades de educação e conscientização nutricional. 
A PREVENÇÃO DA OBESIDADE É O MELHOR CAMINHO. CUIDE DA SUA ALIMENTAÇÃO. PROCURE UMA NUTRICIONISTA.


Nenhum comentário:

Postar um comentário