A mastigação é o processo inicial da digestão dos alimentos. A mastigação auxilia na quebra dos alimentos, trituração, umidificação dos alimentos com a saliva e formação do bolo alimentar. Se a mastigação não ocorre adequadamente, o processo de digestão e saciedade ficam comprometidos.
A maioria das pessoas, pela vida corrida, estresse, ansiedade e falta de tempo, acabam engolindo rapidamente os alimentos, estes alimentos são engolidos em pedaços grandes e isso compromete todo o restante do processo digestivo, esta rapidez faz com que o sinal da saciedade demore e não ocorra no tempo certo, isso aumenta a ingestão de alimentos e favorece o ganho de peso. Além disso, a mastigação inadequada pode causar prisão de ventre, gerar um processo inflamatório, aumentar a distensão abdominal e aumentar a quantidade de gases e eructação (arroto).
Uma dica importante para quem quer perder peso, melhorar a digestão, e se sentir melhor após as refeições é mastigar lentamente os alimentos. A mastigação lenta estimula a produção do hormônio da saciedade, auxilia no controle de peso e diminui o desconforto gástrico.
As pessoas com compulsão alimentar e que comem em excesso podem conseguir ótimos resultados e diminuir a ingestão alimentar mastigando adequadamente os alimentos.
Os alimentos devem ser mastigados de 20 a 30 vezes. A mastigação lenta também favorece as papilas gustativas, e faz com que o alimento seja melhor saboreado.
Cuide da sua alimentação. Consulte uma Nutricionista.
Nenhum comentário:
Postar um comentário