terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Cuidado com a Coca-cola

A Coca-cola faz mal para saúde e é cancerígena. Fique longe dela. 

O Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) publicou uma reportagem relatando que a Coca-cola vendida no Brasil possui a maior concentração do 4-metil-imidazol (4-MI), subproduto presente no corante Caramelo IV, classificado como possivelmente cancerígeno, o valor presente na Coca-cola produzida no Brasil é nove vezes o limite diário de 4-MI estabelecido pelo governo da Califórnia. 

De acordo com o Centro de Pesquisa CSPI, o refrigerante vendido no Brasil contém 263 mcg (microgramas) do corante cancerígeno em 350 ml, cerca de 267mcg/355ml. 

O governo da Califórnia estipulou a quantidade máxima de 39 ml do refrigerante por dia e nenhum outro produto que possui o corante Caramelo IV em sua composição.
Como nos últimos 30 anos o consumo de refrigerante quintuplicou no Brasil, o Idec ressalta que, independentemente da presença do corante, todas as bebidas que contêm açúcar devem ser evitadas, pois se consumidas em excesso podem aumentar o risco de diabetes, obesidade e doenças associadas aos cânceres de esôfago, rins, pâncreas, endométrio, vesícula biliar, cólon e reto.
À Anvisa, o Idec questionou a base científica para permissão do uso do Caramelo IV no Brasil (estudos que garantem a segurança do aditivo), e se a agência monitora as quantidades de Caramelo IV e 2-metilimidazol e 4-metilimidazol presentes nos produtos alimentícios brasileiros. O Idec exigiu que a agência adotasse providências imediatas, tendo em vista a proteção à saúde do consumidor.


QUANTIDADE DE 4-METIL-IMIDAZOL (4-MI) NA COCA-COLA EM NOVE PAÍSES

País4-MI em microgramas (mcg) em cada 355 ml
Brasil267
Canadá160
China56
Japão72
Quênia177
México147
Emirados Árabes Unidos155
Reino Unido145
Estados Unidos (Washington DC)144
Estados Unidos (Califórnia)4

Confira mais informações no site do Idec: 
http://www.idec.org.br/em-acao/em-foco/brasil-e-o-pais-que-possui-maior-concentraco-de-substancia-possivelmente-cancerigena-na-coca-cola

Nenhum comentário:

Postar um comentário