segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

As piores dietas

A Revista Saúde de Janeiro deste ano publicou uma reportagem sobre as piores dietas, as dietas que não funcionam e que causam efeito sanfona entre outros efeitos maléficos para a saúde. Algumas destas dietas são comuns a muito praticadas aqui no Brasil. 

Confira: 

ATKINS: a proteína e a gordura de origem animal são liberadas. Nas primeiras semana há forte restrição de carboidratos. Este dieta é inflamatória pelo excesso de gordura e proteína, pode elevar o colesterol, aumentar a prisão de ventre, e diminuir a energia e disposição pela falta de carboidrato. 

SOUTH BEACH: indica pouco carboidrato, mais proteína e privilegia a gordura monoinsaturada. o excesso de proteína inflamatório, sobrecarrega o rim, e também pode diminuir energia e disposição pela falta de carboidrato. 

TIPO SANGUÍNEO: esta dieta varia de acordo com o tipo de sangue. Ainda não há comprovação científica. 

DIETA DA SOPA: indica substituir uma ou até duas refeições por sopa. Esta dieta não exige mastigação e pode comprometer a saciedade. Isso também acontece na dieta com shakes. 

BERVELY HILLS: por 10 dias permite apenas o consumo de frutas, só depois entram os carboidratos e proteínas. Esta dieta também é desbalanceada, pobre em nutrientes fundamentais como gordura e proteína. 

A MELHOR DIETA É A EDUCAÇÃO ALIMENTAR. Todas estas dietas da moda são temporárias e não refletem a realidade e necessidades do indivíduo. Elas podem causar sérios problemas de saúde. Você faz por um tempo e quando para de fazer engorda tudo de novo. A educação alimentar é o melhor caminho, pois através dela você adquire hábitos saudáveis e conhecimento sobre a alimentação para o resto da sua vida. Não adianta restringir alimentos, você tem que saber usá-los na hora certa e com moderação. É importante que você também conheça o seu corpo e os alimentos, quais fazem bem ou mal para você e como você pode desfrutar da funcionalidade destes alimentos para a sua saúde. 

Consulte uma nutricionista e faça uma educação alimentar. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário