segunda-feira, 18 de março de 2013

Alimentação e Acne

A acne é uma doença de pele que está relacionada com um desequilíbrio do organismo. É a produção de sebo pelas glândulas sebácias. O acúmulo de sebo causa inflamação e serve  como alimento para a Propionibacterium acnes. As espinhas são muito comuns na adolescência e podem causar depressão e isolamento social. 

Alguns alimentos e a deficiência de alguns nutrientes podem estar relacionados com o aumento da acne.

Leite: o leite aumenta a produção de insulina, aumenta a produção de histamina, contém hormônios, aumenta a produção de andrógenos e inflamação. Estes fatores podem levar ao aumento da acne.

Dieta hiperglicêmica: a dieta hiperglicêmica é rica em carboidratos refinados, alimentos industrializados e pobre em fibras, esta dieta  também aumenta a produção de insulina, aumenta os andrógenos, inibe a síntese hepática de hormônios sexuais e aumenta o crescimento do folículo gerando um aumento das espinhas. 

Dieta rica em gorduras e frituras: esta dieta aumenta a produção de sebo, pois o corpo muitas vezes não consegue metabolizar tanta gordura ingerida e ela acaba sendo eliminada através das espinhas. 

Dieta com alimentos alergênicos: fique atendo aos alimentos que podem lhe causar alergia, como frutos do mar, amendoim, chocolate, carne suína, leite, glúten. O processo inflamatório causado pelas alergias alimentares também pode desencadear as espinhas. 

Nutrientes como o Zinco, ácido graxo ômega 3, vitamina B5, fitoestrógenos (soja, aveia, linhaça) e fibras solúveis podem auxiliar no tratamento da acne. 

Consulte uma nutricionista. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário