segunda-feira, 8 de abril de 2013

Carboidrato à noite: pode?

Recentemente foram publicadas algumas matérias na mídia que comer carboidrato à noite faz bem. É um absurdo a mídia divulgar este tipo de informação indiscriminadamente sem qualquer orientação e crítica. 

Este dado foi concluído em um estudo realizado pela Universidade Hebraica de Jerusalém.  Este estudo demonstrou que os participantes que consumiram carboidratos à noite apresentaram medidas de perda de peso, de circunferência abdominal e de massa corporal adiposa mais satisfatórias, assim como um menor índice de fome, melhora de parâmetros bioquímicos de glicose de jejum, concentração de insulina, colesterol e de algumas substâncias inflamatórias. Também foi encontrado que estes participantes apresentaram alterações favoráveis ao emagrecimento nos níveis de alguns hormônios associados com a saciedade e fome, como leptina, adiponectina e grelina. Porém, temos que tomar muito cuidado, pois é um estudo pequeno, extremamente questionável e que nem sequer indica o tipo de carboidrato e quantidade consumida. 

Carboidratos como pães, massas, arroz, batata elevam rapidamente a glicemia, e tem alta carga glicêmica, eles aumentam a produção de insulina que leva ao acúmulo de gordura corporal e ao aumento de triglicerídeos.

Mesmo os carboidratos integrais, como pães integrais e arroz integral, devemos tomar cuidado, pois a quantidade de carboidratos destes alimentos é alta. 

O nosso gasto energético diminui ao longo do dia. No período da noite é onde gastamos menos energia e por isso devemos consumir alimentos com índice glicêmico baixo e baixa carga glicêmica, como saladas, legumes em geral, carnes magras e frutas. 

As dietas com baixo teor de carboidrato e com carboidratos mais saudáveis são ótimas para quem quer perder peso e ter saúde. O excesso de carboidrato é muito maléfico para a nossa saúde. 

Apesar de algumas frutas como banana, melancia, conterem alto índice glicêmico, elas são ricas em antioxidantes, ricas em vitaminas e minerais, desintoxicam o nosso organismo, tem propriedades anti-inflamatórias e são extremamente nutritivas. 

Concluindo, carboidrato à noite não pode. Prefira combinar grelhados com legumes cozidos e saladas e 1 porção de frutas de sobremesa. 

Para ter uma boa noite de sono e liberar serotonina e triptofano, existem outros alimentos mais saudáveis: banana, nozes, semente de abóbora, alface, carnes magras, atum, semente de gergelim, espinafre, vegetais verdes. Outras ótimas opções são os chás de camomila, melissa, maracujá.

Sugestão de Janta:

1 filé de peixe grelhado com 3 colheres de sopa de leite de coco
Legumes refogados (abobrinha, vagem, cenoura)
1 xícara de chá de camomila (sem açúcar ou adoçante)


Nenhum comentário:

Postar um comentário