segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Alimentação e a Infecção Urinária

A entrada e a proliferação de bactérias no trato urinário é a grande responsável pela infecção urinária. Estes micro organismos podem estar na bexiga, ureter, próstata e rins.  Na maioria das vezes a infecção urinária é causada por bactérias provenientes do Intestino, sendo a E. Coli a mais comum. Os sintomas mais comum são a urgência e dor pra urinar, aumento da frequência em urinar, urina turva, presença de grumos na urina. 
A mulher adulta é um dos grupos mais suscetíveis para a infecção urinária, estima-se que de 40% a 50% das mulheres terão, pelo menos, 1 episódio de infecção urinária durante as suas vidas. 

Situações de risco para a infecção urinária: 
- Gravidez
- Idosos
- Baixa imunidade
- Infecção ginecológica
- Segurar muito tempo o xixi
- Alteração na microbiota intestinal
- Uso de antibióticos
- Relações sexuais

Além dos cuidados de higiene, a correta alimentação também pode auxiliar na prevenção de infecções urinárias. Tomar água diariamente (em média 1,5 a 2 litros por dia) é fundamental. O tratamento da disbiose intestinal também é recomendado. 

O cranberry é um fruta vermelha que tem sido muito utilizada para tratar e prevenir a infecção urinária. Esta fruta contém as proantocianidinas que inibem a aderência das bactérias no trato urinário e inibem a infecção. Os estudos com cranberry têm demonstrado que o consumo desta fruta reduz a ocorrência de novas infecções. Este efeito parece ser melhor nas mulheres e crianças. Nem todas as pessoas conseguem ingerir o suco de cranberry por muito tempo, pois o gosto não é tão agradável e a quantidade a ser tomada é alta. O ideal é a suplementação através do extrato de cranberry. 

O cranberry também está sendo estudado na prevenção da infecção por H. Pylori e placa dentária. 

Pessoas que usam warfarina não devem tomar cranberry. 

Consulta:
Chih-Hung Wang, MD; Cheng-Chung Fang, MD; Nai-Chuan Chen, MD; Sot Shih-Hung Liu, MD; Ping-Hsun Yu, MD; Tao-Yu Wu, MD; Wei-Ting Chen, MD; Chien-Chang Lee, MD, MSc; Shyr-Chyr Chen, MD, MBA. Cranberry-Containing Products for Prevention of Urinary Tract Infections in Susceptible Populations. Arch Intern Med. 2012;172(13):988-996.
http://archinte.jamanetwork.com/article.aspx?articleid=1213845

http://www.mayoclinic.com/health/cranberry/NS_patient-cranberry
http://www.vponline.com.br/blog/?p=116

Nenhum comentário:

Postar um comentário