segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Alimentos Poderosos



Listei alguns alimentos com propriedades funcionais que não podem faltar na sua casa:

Salsinha: utilize para enfeitar os pratos e dar sabor no final do cozimento. A salsinha é um excelente diurético, anti-inflamatório, desintoxicante e rica em antioxidantes. Se você tem algum espaço com sol na sua casa, plante a salsinha em vasinhos.

Suco de uva 100% integral sem adição de açúcar (orgânico): muito saboroso, ele é rico em resveratrol, um fitoquímico que previne o envelhecimento, doenças cardiovasculares e o câncer. Ele também auxilia no bom humor.


Castanha do Pará: duas unidades ao dia é o suficiente para adquirimos as quantidade necessárias de selênio. O selênio costuma ser deficiente na nossa alimentação, ele é um potente antioxidante, auxilia na prevenção de vários tipos de câncer, melhora a imunidade e a elasticidade da pele. Fique atento, pois ele pode causar alergias.

Suco de couve: a couve é um cicatrizante intestinal, anti-inflamatória, melhora a função e o pH intestinal, desintoxicante. Bata no liquidificador com maçã, pêra, limão ou água de coco. É ideal para tratar gastrites e úlceras, refluxo, inchaços e má digestão.

Chia: a chia é uma semente, ela é rica em ômega 3, auxilia na prevenção de doenças crônicas, melhora o funcionamento intestinal, melhora a imunidade, auxilia nas dietas de emagrecimento, é anti-inflamatória, rica em fibras e proteínas. Recomendo de 1 a 2 colheres de sopa por dia, pode misturar nas frutas, saladas, legumes, arroz, pães.

Chá verde: é um dos meus chás preferidos, rico em antioxidantes, vitaminas e minerais, previne as doenças crônicas e o câncer, acelera o metabolismo, auxilia no controle glicêmio, anti-envelhecimento, diminui a absorção de gordura e o colesterol. Recomendo 1 a 2 xícaras diariamente entre as refeições.

Azeite de oliva extra virgem: rico em antioxiantes, auxilia na prevenção de doenças, reduz colesterol, aumenta HDL, previne o envelhecimento, melhora o funcionamento intestinal, importante para o controle da pressão arterial. É delicioso. Adicione nas saladas, pães, legumes e nas preparações após o cozimento.

Quinoa: é considerado pela Organização Mundial da Saúde um alimento COMPLETO, contém fibras, vitaminas, minerais, proteínas, carboidrato e lipídios. Além de melhorar a função intestinal e prevenir as doenças crônicas, a quinoa tem um importante papel nas funções cerebrais, ela melhora o humor, memória e aprendizado. Misture no arroz, saladas, sopas ou faça um tabule de quinoa.

Brócolis: este alimento não pode faltar na mesa dos paulistas. Ele é rico em antioxidantes e um ótimo protetor pulmonar, combate asma, rinite e as doenças respiratórias. Contém cálcio, ferro, vitaminas. Auxilia na prevenção de diversos tipos de câncer, regula o intestino, auxilia no bom funcionamento do sistema nervoso, fortalece os ossos e dentes

Peixes: os peixes contém gordura saudável, o ômega 3, que auxilia na prevenção de doenças cardiovasculares, artrite, melhora o sistema imunológico e diminui os processos inflamatórios. Também melhora a memória e a função cognitiva. Consuma 3 porções de peixes por semana (atum, salmão, sardinha).  

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