segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Seja contra os agrotóxicos! Utilize alimentos orgânicos!

Alimento adequado e seguro é direito da população e o uso indiscriminado de agrotóxicos envenena o planeta. Tais substâncias são comprovadamente prejudiciais à saúde, com riscos aumentado de doenças, como o câncer, doenças neurodegenarativas, doenças respiratórias, alergias, e morte, seja dos trabalhadores rurais, dos moradores do campo e dos cidadãos que consomem alimentos contaminados. Além disso, produzem impactos negativos sobre o solo, nos recursos aquíferos e no conjunto da vida animal e vegetal. 

Infelizmente, o Brasil ainda não acordou para esta causa. Somos os maiores consumidores de agrotóxicos do mundo. O nosso país é o maior mercado de agrotóxicos, e estes são vendidos com isenções fiscais e fazem parte do monopólio de grandes empresas. O uso de agrotóxicos no Brasil cresceu 190% na última década. Só neste ano foram pulverizados 853 milhões de litros (herbicidas, fungicidas e inseticidas) em 71 milhões de hectares de lavouras temporárias e permanentes. Ou seja, uma média de 4,5 litros por habitante.

Por isso, sempre que possível, prefira os alimentos orgânicos. Infelizmente, eles ainda são mais caros ou tem um preço semelhante ao convencional, mas o custo benefício para a nossa saúde é impagável. A oferta destes produtos está crescendo e isso é muito bom. Os alimentos orgânicos contém mais nutrientes, eles tem gosto (faça o teste), dão mais energia e auxiliam na manutenção da nossa saúde, dos produtores e do meio ambiente e não nos causam doenças, e sim, nos previnem delas!

Aqui em São Paulo, já temos várias feirinhas orgânicas: 

Parque da Água Branca – terça, sábado e domingo (06hs – 12:30).
Rua São Benedito – Santo Amaro – Quinta (07hs-12hs)
Rua Curitiba, 292 – Ibirapuera – sábado (07hs-13hs)
Parque Burle Marx – sábado (08hs-13hs)
Praça Amadeu Decome, Praça François Belanger, Praça Paulo Schiesari, Alto de Pinheiros – último domingo de cada mês (10hs-14hs).

Acesse o o site da agricultura orgânica e encontre a feira mais próxima para você:
http://aao.org.br/aao/agricultura-organica.php

VEJA OS ALIMENTOS COM MAIOR TEOR DE AGROTÓXICO NO BRASIL (cuidado com os que estão no topo da lista!!!):


Saiba mais sobre a campanha contra os agrotóxicos: http://www.contraosagrotoxicos.org

Consulta:
Sindicato dos Nutricionista de São Paulo
http://www.contraosagrotoxicos.org



Nenhum comentário:

Postar um comentário