O açúcar é um dos principais vilões da alimentação atual. Ele está sendo considerado o novo tabaco, pois as pessoas estão dependentes de alimentos doces e seu consumo crônico aumenta o risco de várias doenças como a obesidade, câncer, diabetes, problemas na tireóide esteatose hepática, doenças cardiovasculares e mortalidade decorrente destas doenças. O açúcar causa alterações metabólicas que levam ao total desequilíbrio do nosso organismo. Há algumas teorias de que o efeito do açúcar no cérebro é semelhante ao efeito da cocaína, drogas e bebidas alcoólicas.
O grande problema está nos alimentos industrialização que tem adição de açúcar e também nos doces em geral. Isso faz com que as pessoas percam a noção, comam o açúcar em quantidades muito elevadas e se tornem dependentes dele para tudo.
O açúcar está escondido em vários alimentos que tentam passar a imagem de saudáveis. CUIDADO COM:
- Barrinhas de cereais
- Granolas
- Suco de caixinha
- Iogurtes em geral
- Yalkult / Actimel
- Cereais industrializados
- Bicoitos integrais (Belvita, Cookies Quaker...)
- Açaí pronto (por isso que é considerado um alimento muito calórico)
DICAS:
Leia sempre o rótulo e evite os alimentos que contém açúcar na sua composição. Também evite adicionar açúcar nos alimentos. Prefira os alimentos sem adição de açúcar e que contém açúcar na sua forma natural, como as frutas. O xarope de milho, xarope de glicose/frutose também são formas de açúcar muito prejudiciais.
Outros malefícios do açúcar: excesso de gases, más digestão e absorção dos nutrientes, fungos, candídiase, aumento do cortisol, envelhecimento, produção de radicais livres, alterações de humor...
No próximo post "Qual a melhor forma de adoçar os alimentos"?
Consulta: http://www.nutrition.org.uk/nutritioninthenews/headlines/sugartobacco
Nenhum comentário:
Postar um comentário