Para ser bem sincera... a melhor forma mesmo é não adoçar e ter um paladar não dependente do gosto doce. Os doces devem ser usados 1x na semana ou cada 15 dias.
Para o dia a dia, prefira as frutas, frutas secas, frutas liofilizadas e legumes que são doces naturalmente e auxiliam na nutrição do nosso corpo e na manutenção da saúde. Os chás devem ser apreciados sem nenhum tipo de adoçante/açúcar.
Sempre alterne as formas de adoçar os alimentos e use com MODERAÇÃO!!!
Perigosos:
Adoçantes em geral (aspartame...): além de aumentar a fome, ingestão alimentar e vontade de doce, também estão relacionados com doenças degenerativas e câncer. São substâncias químicas tóxicas para o nosso corpo.
Adoçante sucralose: é o menos prejudicial de todos os adoçantes, o uso crônico pode aumentar a vontade de comer doce, diminuir a saciedade e aumentar a ingestão alimentar.
Adoçante sucralose: é o menos prejudicial de todos os adoçantes, o uso crônico pode aumentar a vontade de comer doce, diminuir a saciedade e aumentar a ingestão alimentar.
Açúcar mascavo e demerara: contém vitaminas e minerais. Adoçam os alimentos e também nutrem o nosso corpo, mas possuem alto índice glicêmico. Estes devem ser utilizados com muita moderação.
Frutose: é o açúcar das frutas, tem baixo índice glicêmico e o consumo excessivo pode aumentar o risco de depósito de gordura no fígado.
Ótimas opções:
Xarope de agave: é um açúcar natural de baixo índice glicêmico, rico em vitaminas e minerais. Tem um ótimo poder adoçante.
Mel: natural, também é fonte de vitaminas e minerais. Tem que ser puro e de preferência orgânico. É absorvido rapidamente e não causa formação de gases intestinais.
Tâmara medjool ou normal: são bem docinhas naturalmente. Podem ser misturadas em sucos, bolos, cremes, mousses.
Maple: muito comum na América do Norte, naturalmente orgânico, alto índice glicêmico, contém vitaminas e minerais. Pode ser utilizado em receitas que contenham outros ingredientes para amenizar o alto índice glicêmico. Tem que ser o Maple puro, a maioria que encontramos aqui no Brasil vem misturado com açúcar.
Stevia: proveniente de uma planta, é um adoçante mais natural, contém gosto amargo e altera o sabor das preparações. A maioria das pessoas tem muita dificuldade em aceitá-lo. Pode ser utilizado por gestantes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário